Skip to main content

Não são os ônibus que poluem as cidades, mas os combustíveis que eles utilizam. Podemos mudar essa realidade.

Em 2018, São Paulo conseguiu aprovar uma legislação que prevê a substituição anual dos ônibus a diesel por combustíveis limpos até 2037. Essa conquista aconteceu a partir de uma campanha de mobilização com organizações da sociedade civil (Greenpeace, Idec, Instituto Saúde e Sustentabilidade, Minha Sampa, Purpose e Rede Nossa São Paulo), e garantiu o engajamento da população com o poder público local e com a mídia para pressionar a Câmara dos Vereadores a aprovar uma lei com um cronograma claro e convincente de redução das emissões.

Agora está na hora de outras cidades se mobilizarem. 

Mais Ônibus, Menos Diesel é um chamado para que organizações parceiras criem campanhas de mobilização para transformar o transporte público na sua região. Foram selecionadas campanhas em três cidades brasileiras para pressionar o poder público e aprovar uma legislação que garanta combustíveis limpos. As organizações selecionadas foram:

  • Campinas (São Paulo): Minha Campinas e Movimento Resgate Cambuí;
  • João Pessoa (Paraíba): Minha Jampa e Engajamundo Paraíba;
  • Rio de Janeiro (Rio de Janeiro): Casa Fluminense, Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e MobiRIO.

As campanhas serão apoiadas com:

  • Recurso financeiro e mentoria;
  • Apoio em estratégia de comunicação;
  • Conhecimento técnico;
  • Rede de apoio.
Por que precisamos de combustíveis limpos nas cidades?

Você sabia que as emissões de poluentes pelo setor de transporte são as que mais cresceram nos últimos anos? Só em 2016 foram 204 milhões de toneladas de CO2 emitidas pelo transporte de cargas e passageiros. Os caminhões são responsáveis por 41% do total, seguido pelas emissões vindas dos automóveis (32%) e dos ônibus (11%).

O alto nível de emissões de poluentes pelos ônibus afeta a saúde de todo mundo, sendo responsável por mais de 4 mil mortes por ano só na cidade de São Paulo. Mais ônibus vão garantir uma melhora no trânsito e na qualidade de vida de milhões de pessoas, mas não podemos depender do diesel como matriz energética, seja no transporte indivudual, de cargas e muito menos no transporte público.

Acesse o site da campanha: maisonibusmenosdiesel.org