Skip to main content

Os Editores Científicos da Revista Cadernos Metrópole convidam para a organização do v. 20 nº 42, maio/agosto 2018, os pesquisadores das diversas áreas de conhecimento, que abordam a questão urbana e regional, a enviarem textos sobre o tema “Desastres urbanos”. A proposta é reunir resultados de estudos de diversas disciplinas sobre a questão dos desastres associados a fenômenos da natureza, principalmente nas áreas urbanas, no Brasil ou em outros países. O prazo para envio de artigos é 18 de fevereiro de 2018.

O Brasil passou por um expressivo processo de urbanização a partir da segunda metade do século XX. Durante esse processo, as cidades se expandiram sobre espaços com diversas características, de acordo com os interesses do mercado imobiliário e com as deliberações do poder público. Na constituição do espaço urbano foram ocupadas também áreas inadequadas, expostas a riscos de inundação ou deslizamento de terras.

Ao longo do tempo esse processo tem resultado em desastres, com perdas de vidas humanas e perdas materiais. Mais recentemente, os efeitos das mudanças climáticas estão resultando em eventos climáticos extremos (tempestades, períodos de estiagem, ondas de calor e de frio, dentre outros) de maior intensidade e com maior frequência.

Esse novo conjunto de riscos configuram-se com grande potencial para desastres. Considerando esse contexto, o objetivo dessa chamada do Cadernos Metrópole é reunir resultados de estudos de diversas disciplinas sobre a questão dos desastres associados a fenômenos da natureza, principalmente nas áreas urbanas, no Brasil ou em outros países.

Considera-se fundamental que estes estudos sejam amplamente divulgados, de maneira que a sociedade possa se apropriar desse conhecimento e possa se preparar para evitar as perdas humanas e materiais decorrentes dos desastres.

data-limite para envio dos trabalhos: 18 DE FEVEREIRO DE 2018

Acesse a chamada completa Cadernos Metrópole nº 42: Desastres urbanos

CADERNOS METRÓPOLE É A1 NO QUALIS CAPES

A Revista Cadernos Metrópole conquistou a classificação A1 na área de Sociologia da Plataforma Qualis Capes. O anúncio representa mais uma vitória para a Rede Nacional INCT Observatório das Metrópoles e consolida a Cadernos Metrópole como uma das principais revistas científicas do país na investigação sobre o tema urbano e metropolitano. Indexada nas Plataformas Scielo Brasil, Redalyc e Latindex, o periódico vem publicando dossiês que abordam temas como formas de provisão de moradia; águas urbanas; gentrificação; teoria urbana na América Latina; mobilidade urbana; direito à cidade, entre outros.

Os professores Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro e Lúcia Bógus, editores da Revista Cadernos Metrópole, parabenizam a Rede Nacional INCT Observatório das Metrópoles pela conquista da nota A1 na área da Sociologia no Periódico Qualis Capes. Para os editores, a qualificação representa o reconhecimento da importância do periódico e de sua relevância acadêmica para as áreas de Ciências Humanas e Sociais em suas interfaces com o Planejamento Urbano, o Urbanismo e as Políticas Públicas.

Agora a CM tem as seguintes classificações: A1 na área da Sociologia; A2 na área da Arquitetura, Urbanismo e Design; e A2 na área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia.

O caráter interdisciplinar da publicação vem contribuindo, desde o final dos anos 1990, para o debate plural das questões emergentes da sociedade contemporânea e sobretudo de áreas urbanas. Os dossiês temáticos de cada número têm respondido às demandas de cientistas sociais, pesquisadores e formuladores de políticas públicas interessados em divulgar suas ideias em um espaço aberto às discussões acadêmicas e às análises críticas.