VoltarBoletim 765
{subject}
Retrospectiva 2022: os conteúdos mais acessados do ano
05 janeiro, 2023
Reforma Urbana e Direito à Cidade: disponível coletânea de 17 livros do projeto
|
Em 2022, o INCT Observatório das Metrópoles lançou a coletânea de livros "Reforma Urbana e Direito à Cidade", composta por 17 obras que apresentam um diagnóstico e, ao mesmo tempo, propõem estratégias para a retomada do projeto da reforma urbana e do direito à cidade. O objetivo foi refletir coletivamente sobre o tema no contexto de crise e transformação do capitalismo brasileiro. Cerca de 400 pesquisadores de todas as regiões do país se dedicaram à produção dos livros, no intuito de contribuir na percepção dos impactos das transformações sobre as grandes cidades brasileiras, colocando-os a serviço dos atores sociais e governamentais envolvidos com as políticas públicas. Os livros estão disponíveis para download gratuito!
|
A Reforma Urbana no cenário de apagão estatal: o que fazer?
|
Em artigo, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro e Demóstenes Moraes argumentam que a transformação da vitória eleitoral em vitória política em relação às forças e interesses do fascismo social e do ultraliberalismo depende da capacidade do governo Lula em propor e realizar intervenções nas cidades que evidenciem com clareza o seu compromisso com os abandonados estruturais pelo Estado. Nesse sentido, o INCT Observatório das Metrópoles deve e pode ter papel relevante nesta tarefa do campo da Reforma Urbana e Direito à Cidade com a realização do seu plano de trabalho para 2023/2024. Apresentamos uma breve síntese das discussões realizadas no Seminário Nacional da rede, ocorrido em novembro de 2022, no Rio de Janeiro.
|
Veja também revista científica
As metrópoles sob governança neoliberal/ultraliberal
Organizada por Francisco Fonseca (PUC-SP), Humberto Meza (UFRJ) e Nelson Rojas (UFRRJ), a Revista Cadernos Metrópole n. 54 trouxe 16 artigos sobre as dinâmicas e os impactos do neoliberalismo como manifestação aplicada dos interesses vinculados ao mercado.
publicação Pobreza e extrema pobreza alcançam os maiores valores da série histórica
Com base nos dados anuais da PNAD Contínua (IBGE), período 2012-2021, o Boletim Desigualdade nas Metrópoles nº 9 apontou que mais de 19 milhões de pessoas estavam em condição de pobreza e mais de 5 milhões estavam abaixo da linha de extrema pobreza nas regiões metropolitanas brasileiras.
relatório
Controle territorial do voto e da produção imobiliária por milícias
Com o objetivo de analisar a atuação de grupos milicianos na produção da cidade do Rio de Janeiro, pesquisadores do Observatório das Metrópoles investigaram a relação entre milícias e voto no controle territorial, além da atuação dos grupos milicianos na produção imobiliária.
|
MAIS LIDAS |
Expediente Boletim Semanal
Editor Chefe: Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro
Coordenadora Editorial: Tuanni Borba
Programadores: Erik Dana e Renan Freitas
ISSN 2763-5031
Nós respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento acessando aqui.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento acessando aqui.