Skip to main content

Lançada esta semana, a publicação “Qual o lugar das Assessorias Técnicas na luta por garantia de direitos?” reforça a importância do debate sobre o acesso a direitos fundamentais no Brasil e traz uma reflexão crítica sobre a prática profissional em parceria com os movimentos sociais.

Organizada por Renata Miron de Aguiar e Thais Velasco, pesquisadora do Núcleo Rio de Janeiro do INCT Observatório das Metrópoles, a obra reúne textos resultantes de um seminário realizado em 2023, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo (FAU-USP), que discutiu sobre como o conhecimento técnico, aliado a políticas públicas, pode fortalecer a luta por uma sociedade mais justa. O evento, promovido pela Ambiente Trabalhos para o Meio Habitado e União Nacional por Moradia Popular (UNMP), contou com a participação de 40 convidados(as) e 70 participantes.

“A organização desta publicação foi muito interessante para podermos compilar, em um único documento, diversas reflexões sobre o papel das assessorias técnicas nos dias de hoje, em prol da moradia digna e da construção de políticas públicas que garantam os direitos sociais. As falas transcritas do seminário mostram a importância do tema através de um olhar plural de lideranças dos movimentos sociais, assessores técnicos, acadêmicos, órgão públicos e demais pessoas envolvidas com o tema”, destaca Thais Velasco.

Disponível para download no site da UNMP, a publicação contou com a colaboração de Angela Amaral, Maria Isabel Nobre de Sousa Cabral, Clenivalda Santos, Cleonice Dias dos Santos Hein, Henrique Salva Geddo, Juliana Avanci, Nicole Ferreira, Paula Paschoal, Raissa Pignoni, Ricardo Gaboni e Rosangela Paz.

A realização é da Ambiente Trabalhos para o Meio Habitado e União Nacional por Moradia Popular (UNMP), com fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), apoio da Fundação Ford, FAU-USP, INCT Observatório das Metrópoles e Misereor.

Sumário

Com prefácio da UNMP e texto de apresentação escrito pelas organizadoras, a obra é composta pelos seguintes capítulos:

  • Qual o lugar das assessorias técnicas na luta por garantia de direitos?;
  • A atuação das assessorias técnicas e o compromisso com os movimentos sociais em defesa do direito à moradia e à cidade – potencialidades e desafios;
  • Desafio para o Futuro em Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS);
  • Oficinas; e
  • Carta aberta.

Acesse a publicação no site da UNMP.