Divulgamos o texto do BrCidades na Carta Capital, que defende a necessidade de uma visão sistêmica sobre o espaço urbano, substituindo o interesse privado, setorial, fragmentado, especulativo e rentista.
Escrito por Erminia Maricato, Cláudio di Mauro e José Machado, o artigo As tragédias urbanas e as falácias do ‘mercado’ aborda as tragédias que atingiram o litoral norte de São Paulo, assim como a questão do Saneamento Básico no país.
Confira um trecho:
Antes mesmo de completar dez dias de trabalho, o novo governo do Brasil foi alvo de vários tipos de ataques, com destaque para dois deles em particular. O primeiro deles foi a desastrosa tentativa de golpe contra os resultados das últimas eleições perpetrada no dia 8 de janeiro, algo que ganhou visibilidade inquestionável, tanto em escala nacional quanto internacional. O outro ataque evidente é menos espetacular, mas talvez seja até mais danoso à democracia e à sociedade brasileira, pois tem como protagonista o chamado “mercado”, em sólida parceria com a mídia hegemônica: trata-se das criticas descabidas ao governo que começaram antes mesmo de sua posse.
Leia o restante na íntegra: cartacapital.com.br/blogs/br-cidades/as-tragedias-urbanas-e-as-falacias-do-mercado