O Observatório Educação e Cidade recebe, nos 4 e 5 de junho, o sociólogo e professor da Universidade de Limoges (França), Choukri Ben Ayed, que irá apresentar as conferências “Desigualdades sócio-espaciais da Educação francesa” e “Liberalismo e desigualdades escolares: estado das pesquisas”. O ciclo de palestras de Ayed faz parte do projeto de cooperação internacional do núcleo de pesquisa para troca de experiências sobre desigualdades de oportunidades educacionais. O evento contará com tradução consecutiva.
Choukri Ben Ayed é sociólogo e doutor pela Universidade Paris V Sorbonne, e habilitado a dirigir pesquisas no Instituto de Estudos Políticos de Paris. Atua como professor na Universidade de Limoges e pesquisador do Grupo de Pesquisas e Estudos Sociológicos do Centro-Oeste francês, sendo responsável pelo mestrado “Sociedades, Culturas e Territórios”.
Informações
“Les inégalités socio‐spatiales d’éducation en France”
Dia 04 de Junho • 16h às 18h
PUC‐ Rio sala 428 – Prédio Cardeal Leme
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
“Libéralisme et Inégalités scolaires: état des recherches”
Dia 05 de Junho • 14h às 16h
UFRJ ‐ Auditório do Prédio Anexo do CFCH – 2º andar
Av. Pasteur, 250, Campus da Praia Vermelha
Pesquisa sobre desigualdades educacionais
O Observatório Educação e Cidade é um núcleo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional que tem como temática central de estudo as desigualdades de oportunidades educacionais, considerando de forma integrada os diferentes contextos e agentes atuantes nesse processo: o da cidade, o da escola e o da família. O Observatório está baseado em proposta de colaboração do Departamento de Educação/Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/ PUC-Rio) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional/ Coordenação do Observatório das Metrópoles (UFRJ). Atualmente o grupo desenvolve diferentes projetos de pesquisa com fomento da FAPERJ, CNPQ, INEP e CAPES.
Dentre os objetivos das pesquisas destacam-se:
• Investigar o impacto da segregação residencial e o funcionamento do “quase mercado” da educação sobre a distribuição da geografia de oportunidades educacionais no contexto de grandes cidades brasileiras e também da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro;
• Realizar o monitoramento do analfabetismo, letramento e numeramento no Estado do Rio de Janeiro;
• Mapear o grau de apropriação e conhecimento dos sistemas de informação e de avaliação para o planejamento educacional;
• Realizar um programa de formação sobre o uso de sistemas de informação e de avaliação para o planejamento educacional.