O Grupo de Pesquisa Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina, da FAU/USP, promove no dia 14 de março o evento “Pensamento Social Brasileiro em questão: crítica e pesquisa”, com apresentação do livro “A elite do atraso: da escravidão à Lava-Jato”, do sociólogo Jessé Souza. O debate conta ainda com a participação da professora Cibele Rizek (IAUSC USP/Cenedic).
A presença de Jessé Souza na FAU traz para USP a crítica à produção intelectual, que em grande medida foi realizada no interior dessa Universidade. A Professora Cibele Rizek (Cenedic USP) abrirá o debate.
O objetivo é realizar uma atividade ampla que relacione ensino, pesquisa e extensão e que, a partir do conflito social contemporâneo no Brasil, ajude a refletir sobre o papel da Universidade como agente específico, produtor e reprodutor de cultura política.
Jessé Souza em seu livro “A Elite do Atraso, da Escravidão à Lava Jato” busca refletir como o pensamento social brasileiro, e seus conceitos como “patrimonialismo” e “populismo” são projetados pela mídia e pelo senso comum, que demonizam o Estado apontando-o como vício, e elegem o mercado como a virtude para superação de nossas mazelas.
Para o autor essa explicação esconde o real problema brasileiro, a perpetuação de uma estrutura mental escravocrata, que se realiza atualmente na servidão da chamada “ralé”. A consumação de golpes políticos consecutivos seria assim o meio das elites recolocarem as clivagens e a estratificação social.
SERVIÇO
Debate: “Pensamento Social Brasileiro em questão: crítica e pesquisa”
Data: 14 de março de 2018
Horário: 14h às 17h
Local: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Rua do Lago, 876, São Paulo