Skip to main content
Seminário em Maringá com participação do profº Luiz Cesar Ribeiro e profª Ana Lúcia RodriguesSeminário em Maringá com participação do profº Luiz Cesar Ribeiro e profª Ana Lúcia Rodrigues. Crédito: Assessoria de Comunicação/Observatório Maringá

O vice-coordenador nacional da Rede INCT Observatório das Metrópoles, Profo. Dr. Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, participou nos dias 29 e 30 de novembro no Núcleo Local do Observatório em Maringá do lançamento oficial do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT/MCT&I/CNPq). A ação de lançamento teve início na noite do dia 29 de novembro, durante o V Seminário Segregação e Crescimento Urbano na Região Metropolitana de Maringá com a presença dos pesquisadores locais, alunos de graduação e pós-graduação, representantes de entidades representativas da sociedade e do poder público local, quando o coordenador proferiu a conferência intitulada “Como se governará as cidades na inflexão ultraliberal da ordem urbana brasileira?”.

No dia 30 de novembro foi realizada a Oficina sobre Regimes Urbanos conduzida no período da manhã pelo também integrante da coordenação nacional da rede, o profo Dr. Orlando Alves dos Santos Júnior.

No mesmo dia no período da tarde, sob a coordenação geral da professora doutora da UEM e coordenadora do Núcleo UEM/Maringá do Observatório das Metrópoles, Ana Lúcia Rodrigues, os coordenadores das quatro linhas de pesquisa, apresentaram os planos de trabalho que os pesquisadores do núcleo de Maringá irão desenvolver no âmbito do INCT.

Para encerrar as atividades, Luiz Cesar Ribeiro e Orlando Júnior ratificaram algumas orientações das linhas e dos projetos de pesquisa em função da hipótese da inflexão ultraliberal no Brasil e na ordem urbana das metrópoles, reafirmando que esta inflexão se traduz (1) no avanço da tendência da financeirização urbana e da mercantilização da cidade; e (2) no surgimento de regimes urbanos fundados no empreendedorismo local.

Acesse o vídeo com a palestra do profº Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, intitulada “Como se governarão as cidades na inflexão ultraliberal da ordem urbana?”

Para mais informações, acesse o site do Observatório de Maringá.

 

» Com informações de Lilian Chirnev, Assessora de Comunicação do Núcleo Maringá.

Publicado em Notícias | Última modificação em 08-12-2017 14:20:24