Os professores Gilberto Corso Pereira e Inaiá de Carvalho, do Núcleo Salvador da Rede Observatório das Metrópoles integraram o Seminário “Governança Metropolitana e Gestão de Grandes Cidades”, realizado em 24 de outubro, na Universidade Católica de Salvador (UCSAL). O evento faz parte das ações do Projeto Oficina Municipal, da Escola de Cidadania e Gestão Pública e da Fundação Konrad Adenauer.
A professora Inaiá de Carvalho apresentou a palestra com o tema “A Região Metropolitana de Salvador na rede urbana brasileira e sua configuração interna”.
E o professor Gilberto Corso de Carvalho falou sobre o tema “Salvador no século XXI: transformações demográficas, sociais, urbanas e metropolitanas – cenário e desafios”.
seminário
Governança Metropolitana e Gestão de Grandes Cidades
As regiões metropolitanas e suas grandes cidades são as principais geradoras de riqueza na economia mundial, contribuindo com cerca de 60% do PIB global. Há um ritmo intenso de crescimento urbano que contribui para o surgimento dessas áreas e aos poucos nos esforçamos para entendê-las sistematicamente. Com o crescimento urbano desenfreado, cresce também uma nova agenda urbana e os esforços que auxiliam na identificação das peculiaridades de metrópoles, megalópoles, megacidades e outros termos que passam a integrar a lógica de planejamento territorial e o vocabulário da gestão pública. A maior parte dessas áreas ainda não resolveu suas questões de governança e de gestão democrática. Por isso o debate ainda é tão necessário, em busca de soluções para os desafios econômicos, sociais e ambientais que advêm do crescimento exponencial dessas regiões.
Em esforço conjunto, Oficina Municipal (OM), Fundação Konrad Adenauer (FKA) e UCSAL – Universidade Católica do Salvador – organizam esse Seminário, reunindo especialistas e estudiosos do tema, em mais um passo no esforço de compreensão dessa agenda. Essa atividade é parte integrante do calendário 2017 da parceria OM-FKA. A FKA é uma fundação política alemã que trabalha em prol da democracia representativa, do Estado de Direito, Educação Política e o desenvolvimento descentralizado e sustentável.
Temas: Esta atividade aborda os seguintes tema: governança metropolitana; gestão pública em grandes cidades; megacidades; demografia e desenvolvimento urbano;
Objetivo:
a) Fomentar o debate sobre a questão metropolitana e as peculiaridades da gestão pública e planejamento urbano em municípios de grande porte;
b) Ajudar estudantes, gestores públicos e pesquisadores na compreensão de uma nova agenda de desenvolvimento urbano;
c) Apresentar os diferentes modelos de governança em megacidades brasileiras e latino- americanas;
d) Compreender os desafios sociais, políticos e econômicos das regiões metropolitanas e grandes cidades a partir do exemplo da Região Metropolitana de Salvador;
Leia também:
Salvador: transformações na ordem urbana
Publicado em Eventos | Última modificação em 01-11-2017 16:01:13