Skip to main content
Fórum Internacional Implementando Cidades Sustentáveis

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco e seus parceiros realizam, nos 23 e 24 de agosto, o Seminário Rede de Centros de Estudos em Desenvolvimento Urbano Sustentável na América Latina e Caribe (REDEUS_LAC). O evento integra o programa HOJE: IMPLEMENTANDO CIDADES SUSTENTÁVEIS, que visa difundir, debater e criar meios para implementar a Nova Agenda Urbana no Brasil, envolvendo poder público, empresas, academia, terceiro setor e profissionais das mais variadas áreas.

Assinada pelos países que participaram da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), em 2016, no Equador, a Nova Agenda Urbana é um documento de compromisso. Ela traz orientações para promover, por meio da cooperação de todos os setores da sociedade, a urbanização sustentável das cidades nos próximos 20 anos, repensando a forma como construímos, gerenciamos e vivemos em cidades.

O evento da REDEUS_LAC conta com a participação de pesquisadores da Rede INCT Observatório das Metrópoles, como Demostenes Moraes, Flávio de Souza (UFPE); Alexsandro Silva (UFRN), e Danielle Rocha (UFPE).

O programa HOJE: IMPLEMENTANDO CIDADES SUSTENTÁVEIS está divido três momentos diferentes:

BOAS PRÁTICAS URBANAS | Fórum Internacional HOJE: A Cidade que Precisamos – Primeira etapa do programa, o Fórum ocorre em parceria com o 4º Congresso Pernambucano de Municípios promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), entre os dias 25 e 27 de julho de 2017, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O público é, sobretudo, composto por gestores públicos dos 185 municípios de Pernambuco, arquitetos e urbanistas, além de outros profissionais envolvidos com o desenvolvimento urbano.

PESQUISA | Seminário REDEUS_LAC – A segunda etapa do programa acontece nos dias 23 a 24 de agosto, no Bairro do Recife, no Centro Cultural dos Correios. Nesse momento, os debates serão realizados por pesquisadores e acadêmicos da Rede de Centros de Estudos em Desenvolvimento Urbano Sustentável na América Latina e Caribe (REDEUS_LAC), além de grupos de pesquisa e programas de pós-graduação do Brasil.

ATIVAÇÃO | Campus de Pensadores Urbanos – O terceiro momento traz o foco para o tema “Águas Urbanas pela Resiliência Social e Ambiental”, e será realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco. Essa etapa será composta por três eventos, em cidades diferentes de Pernambuco: Belo Jardim, Petrolina e Recife. Neste caso, os eventos estão organizados a partir de um modelo sugerido pela ONU-Habitat (Urban Thinkers Campus) para envolver a sociedade civil, governos e empresas, na construção de soluções para enfrentar os principais problemas urbanos atuais.

SEMINÁRIO REDEUS_LAC

A Conferência Habitat III, realizada na cidade de Quito em 2016, estabeleceu a Nova Agenda Urbana como documento de referência para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável do habitat humano, sobretudo no contexto urbano.

Considerando que estes desafios assumem proporções especialmente grandes na América Latina e Caribe, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), em parceria com a Rede de Centro de Estudos em Desenvolvimento Urbano Sustentável na América Latina e Caribe (REDEUS_LAC), e com o apoio da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Pernambuco, do INCITI – Pesquisa e Inovação para as Cidades, e do Centro Cultural Correios, realiza seminário para debater caminhos de planejamento, gestão e produção do espaço urbano ao longo das próximas décadas, tomando como referência a Nova Agenda Urbana. O Seminário Redeus_LAC acontece nos dias 23 e 24 de agosto, no Centro Cultural dos Correios, Bairro do Recife, e busca articular redes de investigação e intercâmbio de saberes para refletir de forma crítica e criativa as cidades na América Latina e Caribe, levando em conta a complexidade e especificidades do fenômeno urbano-metropolitano nesta região.

Para mais informações e acesso à programação completa, acesse o site Implementando Cidades Sustentáveis.