Está no ar a edição 22.1 da Revista Plural, publicação periódica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Neste volume, é apresentado o dossiê “Movimentos Sociais e Instituições Políticas na América Latina”.
Organizado pelo professor Franklin Ramírez Gallegos, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, o dossiê é composto por sete artigos de sociólogos de Equador, México, Chile, Argentina, Brasil e Estados Unidos. O trabalho é resultado de um simpósio internacional realizado em novembro de 2014 no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP e que marcou os 20 anos da Revista Plural.
Os sete artigos exploram, a partir de perspectivas teóricas, problemas analíticos e recursos metodológicos distintos, os diferentes panoramas sobre a relação entre movimentos sociais, instituições políticas, Estado e mercado, em seis países latino-americanos.
Além do dossiê, a edição 22.1 da Plural oferece ao leitor uma entrevista com Ann Mische, socióloga da Universidade de Notre-Dame, nos Estados Unidos, na qual ela trata de sua pesquisa no Brasil com jovens ativistas, durante a reconstrução democrática, explorando, ao mesmo tempo, retóricas apartidárias ou antipartidaristas presentes nos anos 1990 e seu ressurgimento nos protestos de 2013.
Há ainda, nesta edição, dois artigos do fluxo contínuo da revista e uma resenha do livro A razão populista, de Ernesto Laclau, publicado em 2013, e uma entrevista com o sociólogo Michael Löwy, professor emérito da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Ehess, França), na qual são abordadas suas pesquisas contemporâneas sobre as formas de analisar a religião dentro da perspectiva marxista. Por fim, a revista disponibiliza a tradução de um recente texto do sociólogo Michael Burawoy, da Universidade da Califórnia, Berkeley, no qual o autor defende uma sociologia global que não apenas interprete a desigualdade mundial, mas que também se engaje na transformação dessa condição.
Todo o material pode ser acessado na plataforma da Revista Plural.