Skip to main content

A Revista de Direito da Cidade, revista classificada pelo MEC/CAPES como Qualis A1, Direito, divulga o seu volume 07, número 03, o terceiro número do ano de 2015.

 

 

No editorial do vol. 7, o editor Mauricio Mota informa sobre a publicação do artigo: É hora da Marta parir novamente: Villa San Luis, o ocaso de um sonho de igualdade, dos professores Marcos Pereira Diligenti e Maria Alice Medeiros Dias, respectivamente, Professor Titular e Professora Adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Nesse artigo É hora da Marta parir novamente: Villa San Luis, o ocaso de um sonho de igualdade, se conta a história de Villa San Luis, localizada na Comuna de Las Condes, Santiago do Chile, uma singular experiência pioneira e revolucionária de habitação popular patrocinada pelo governo da Unidade Popular de Salvador Allende.

 

Salvador Allende, ao propor, conjuntamente com o arquiteto Miguel Lawner, a inclusão de populações economicamente pobres em uma zona caracterizada por significativo potencial de valorização econômica, rompeu com a lógica de apartheid social em termos urbanísticos e sinalizou de forma efetiva e emblemática, no caso da Villa São Luis, como uma das propostas mais importantes no sentido do oferecimento de condições urbano-espaciais dignas para todos moradores de cidade.

 

Em outro viés, destaca-se a afirmação da importância da permanência das pessoas nos locais onde construíram laços sociais e relações de trabalho, em oposição à ruptura desses vínculos comumente imposta a essas populações pelas políticas habitacionais latino-americanas. Essas concepções iam ao encontro do cumprimento de um conjunto de metas estabelecidas desde a campanha presidencial de Allende.

 

O artigo propõe assim a analisar essa história da Villa San Luis, posteriormente denominada Villa Carlos Cortés, com o objetivo de resgatar para o debate atual na área de Habitação Social o seu potencial emblemático e sua singularidade ímpar na América Latina, nos aspectos de análise relacionados à segregação sócio-espacial, gentrificação, movimentos sociais e gestão política da cidade.

 

Nesse volume 07, número 03, Mota faz uma breve apresentação também dos dezessete artigos inéditos.

 

Leia o Prefácio no link a seguir da Revista de Direito da Cidade.