Voltar

Brasília

O Núcleo Brasília teve sua origem a partir de estudos realizados em nível de doutorado do professor Rômulo Ribeiro, na temática de dispersão urbana e exclusão socioespacial, apresentados ao Observatório das Metrópoles em 2006. Com o interesse do Observatório das Metrópoles nesses estudos, os laços com os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (PPG-FAU/UnB) se estreitaram. Em 2009, houve o convite formal para o ingresso do PPG-FAU na rede e o Núcleo Brasília se consolidou na área de análise espacial.

Neste período, o núcleo esteve sediado em dois campi da UnB: no campus Darcy Ribeiro, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (PPG-FAU), e no campus da Faculdade UnB Planaltina (FUP), vinculado ao curso de Graduação e ao Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais. Sua equipe foi constituída por pesquisadores vinculados à Universidade de Brasília (UnB), à Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN) e a outras faculdades locais, como a Universidade Católica de Brasília (UCB) e o Centro Universitário UniEuro.

Também em 2009, a equipe do Núcleo Brasília ingressou no conjunto de temáticas e linhas do Projeto “Observatório das Metrópoles: território, coesão social e governança democrática: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Natal, Goiânia e Maringá. 2009-2013” (INCT/CNPq/FAPERJ – Processo 573.866/2008-2). Os pesquisadores do Núcleo Brasília estavam envolvidos em estudos na Linha II ‐ Dimensão sócio‐espacial da exclusão/integração nas metrópoles: reprodução das desigualdades e impactos na sociabilidade urbana, desenvolvendo atividades consoantes ao projeto ao qual aderiram, em níveis diferenciados de envolvimento: coordenação de projeto; membro integrante de um ou mais projetos; com estudos específicos sobre a Brasília e sua RIDE.

Em 2024, o núcleo passou por um processo de reestruturação, mantendo sua ligação como PPG-FAU, mas agora vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Ciência Política (IPOL/UnB). Nesta retomada, o Núcleo Brasília aderiu ao projeto “Observatório das Metrópoles nas Eleições: um outro futuro é possível”, atualmente desenvolvendo atividades relacionadas ao objetivo de incidência da rede no debate público.

INSTITUIÇÕES INTEGRANTES

  • Universidade de Brasília – UnB
    • Instituto de Ciência Política e Programa de Pós-Graduação em Ciência Política PPGCP
    • Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPG-FAU
    • Departamento de Sociologia, Curso de Graduação em Sociologia
    • Departamento de Geografia, Curso de Graduação em Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia
    • Curso de Saúde Coletiva, Faculdade UnB Ceilândia
    • Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sociedade e Cooperação Internacional PPGDSC
    • Instituto de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura PG-PsiCC
    • Faculdade UnB Planaltina e Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural – PPG-Mader
    • Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania PPGDH do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares CEAM
  • Ministério da Igualdade Racial
  • Universidade Federal de Goiás UFG
    • Faculdade de Artes Visuais, Curso de Arquitetura e Urbanismo e Pós-Graduação Projeto e Cidade PPGPROCIDADE
  • Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU)

PUBLICAÇÃO

Brasília: Transformações na Ordem Urbana

 

COORDENAÇÃO REGIONAL

Thiago Trindade
(UnB)
CNPQ
Benny Schvarsberg
(UnB)
CNPQ

PESQUISADORES PRINCIPAIS

PESQUISADORES COLABORADORES