Skip to main content

A revista Cadernos Metrópole convida pesquisadoras e pesquisadores das diversas áreas de conhecimento, que abordam a questão urbana e regional, a enviarem artigos até 30 de junho 2025 sobre o tema “Envelhecimento, mobilidade e acessibilidade urbana: problemas e desafios nas cidades do sul Global”, referente à edição nº 66. Os artigos podem ser redigidos em língua portuguesa, espanhola, inglesa ou francesa.

O dossiê será organizado por Ana Marcela Ardila Pinto, Carlos Fernando Ferreira Lobo e Natalia Villamizar Duarte, e o objetivo é selecionar artigos que abordem as interseções entre o processo de envelhecimento e as condições de mobilidade/acessibilidade urbana, com foco especial em contextos urbanos marcados por desigualdades socioespaciais, informalidade e desafios à inclusão da população idosa.

Segundo os organizadores, a chamada busca contribuir para o debate sobre políticas públicas e práticas urbanas que garantam o direito à mobilidade e à cidade para pessoas idosas, incentivando a submissão de artigos que explorem aspectos como:

  • políticas públicas e infraestruturas inclusivas;
  • segurança e práticas cotidianas de deslocamento;
  • redes de apoio comunitário;
  • desigualdades interseccionais (gênero, raça, classe);
  • metodologias participativas e coprodução de conhecimento;
  • uso de tecnologias e inovações voltadas à acessibilidade.

A proposta também valoriza abordagens comparativas e estudos que reflitam sobre contextos do Sul Global, ampliando a compreensão sobre os desafios da mobilidade urbana no envelhecimento em realidades marcadas por informalidade e segregação urbana.

Saiba mais em: revistas.pucsp.br/metropole

Envelhecimento, mobilidade e acessibilidade urbana: problemas e desafios nas cidades do sul Global
Organizadores: Ana Marcela Ardila Pinto, Carlos Fernando Ferreira Lobo e Natalia Villamizar Duarte

O envelhecimento populacional tem provocado sensíveis mudanças sociais na contemporaneidade. Em consequência, torna-se cada vez mais urgente a (re)formulação de políticas públicas específicas e inclusivas, voltadas para a melhoria da qualidade de vida e a garantia do direito à cidade da população idosa. Um dos eixos de pesquisa sobre o tema refere-se à necessidade de garantia do efetivo direito de acesso e mobilidade no espaço urbano.

Nessa linha, destacam-se trabalhos sobre envelhecimento ativo; comportamentos de viagens; heterogeneidade do processo de envelhecimento; e espaços e práticas de mobilidade. No entanto, boa parte das pesquisas concentra-se em países do Norte Global, caracterizados por uma alta taxa de motorização, suburbanização e ampla inserção dos idosos nos sistemas de aposentadoria. Há, ainda, poucos estudos que abordam os impactos da segregação urbana e das desigualdades no direito à mobilidade considerando a distribuição de bens e serviços urbanos em contextos marcados por alta informalidade do mercado de trabalho. Além disso, a interseccionalidade também permanece subexplorada, assim como o papel das políticas públicas na melhoria do acesso e da mobilidade da população idosa.

Este número da revista Cadernos Metrópole convida à submissão de artigos que abordem as interseções entre o processo de envelhecimento e as condições de mobilidade/acessibilidade urbana. São bem-vindos estudos que analisem políticas públicas, infraestruturas urbanas, práticas de mobilidade, segurança no deslocamento, transporte público inclusivo, redes de apoio comunitário e os impactos das mudanças urbanas sobre o direito à mobilidade. Também se incentivam reflexões sobre desigualdades de gênero, raça e classe, bem como abordagens comparativas entre diferentes contextos urbanos. Trabalhos que explorem metodologias participativas e coprodução de conhecimento, bem como o uso de tecnologias e inovações urbanas para melhorar a acessibilidade, também são especialmente incentivados.

Temas de interesse: estrutura urbana, desigualdades socioespaciais e acesso à cidade; envelhecimento ativo, segurança e mobilidade; políticas públicas de mobilidade e acessibilidade; infraestruturas urbanas e transporte inclusivo; mobilidade cotidiana, caminhabilidade e ciclabilidade; mobilidade e redes de apoio familiar e comunitário; tecnologia, inovação e cidades inteligentes; desigualdades e interseccionalidade; trabalho, mobilidade e envelhecimento; metodologias participativas e estudos comparativos internacionais.

Data-limite para envio dos trabalhos: 30 DE JUNHO DE 2025.

Chamada de Artigos: clique aqui.

Call for Papers: clique aqui.

Invitacion para Publicacion: clique aqui.

A Revista Cadernos Metrópole, que recebeu a qualificação máxima (A1) na última avaliação quadrienal Qualis Periódicos da CAPES (2017-2020), surgiu em 1999 como um dos principais produtos do Observatório das Metrópoles e tem como principal objetivo difundir os resultados da análise comparativa entre as metrópoles brasileiras. A revista é produzida em parceria com a EDUC (Editora da PUC-SP).

Conheça a história do nosso periódico nesse post da Scielo (clique aqui).