A pesquisadora Lara Caldas, do INCT Observatório das Metrópoles Núcleo Brasília, acaba de publicar o artigo “Por que ainda falar em violência urbana?” na Civitas: Revista de Ciências Sociais. O estudo propõe um novo enquadramento do conceito de violência urbana, questionando os usos tradicionais que reforçam estigmas sobre periferias e populações vulneráveis.
O artigo parte de uma revisão sistemática da literatura brasileira e aponta que o termo “violência urbana” tem sido amplamente mobilizado por diferentes campos do conhecimento, mas muitas vezes de forma pouco sistemática. Segundo a autora, essa abordagem contribui para a criminalização de territórios e grupos sociais específicos, sem considerar as violências estruturais e institucionais relacionadas ao próprio processo de urbanização.
Lara Caldas defende que a violência urbana deve ser entendida a partir de uma perspectiva crítica, que inclua as violências decorrentes das políticas de urbanização, da segregação socioespacial e da militarização da segurança pública. Para isso, a pesquisa se apoia em referências antirracistas, abolicionistas e decoloniais, destacando a necessidade de disputar politicamente o significado do termo e sua apropriação pelo campo democrático.

Foto: Fernando Frazão (Agência Brasil).
Confira o resumo:
Este trabalho explora usos contemporâneos do conceito de violência urbana a partir de uma análise da literatura brasileira sobre o tema. Os usos mais correntes do conceito “violência urbana” na academia, na mídia e no debate político, tendem a ser conducentes da estigmatização de grupos e territórios periféricos. Por isso, propomos uma reconceituação da violência urbana, construindo uma significação propriamente “urbana”. A intenção é disputar o significado político da violência urbana, removendo o foco de discursos criminalizantes que recaem sobre periferias, e voltando-nos para as violências intrínsecas às práticas de urbanização, seguindo pistas deixadas pelas críticas antirracista, abolicionista e decolonial.
Palavras-chave: Violência Urbana, Urbanização, Estigmatização.
Acesse o artigo completo, CLIQUE AQUI.