Pesquisa já avança na cartografia eleitoral
Como um dos procedimentos fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa, o mapeamento do mercado eleitoral no plano intra-metropolitano se encontra bem avançado, pelo menos no que diz respeito à maneira como realizado. Vale lembrar, que é a partir da desagregação dos dados eleitorais, no nível do bairro até ao nível do local de votação, que se poderá verificar o grau de concentração/dispersão e dominância/não-dominância da votação dos deputados federais e estaduais eleitos nos espaços metropolitano. A partir desta análise é possível, por exemplo, avaliar o percentual de deputados que, embora com votação na área metropolitana, tenham uma votação concentrada no território.
A geocodificação dos locais de votação da região metropolitana do Rio de Janeiro foi realizada a partir dos endereços disponibilizados pelo TRE-RJ utilizando diferentes ferramentas disponíveis na internet para se definir a localização com coordenadas geográficas sendo que a precisão espacial da geocodificação pode variar. Por exemplo: quando não foi encontrado o endereço exato por rua e número, é possível que o equipamento tenha sido localizado pela rua, CEP ou bairro. O banco de dados geográfico para a RMRJ foi apresentada nessa reunião, onde foi definido como uma das atividades previstas para o projeto a construção das bases geocodificadas dos locais de votação das demais RMs.
A partir dos avanços alcançados no estudo preliminar sobre a Geografia do Voto na região metropolitana do Rio de Janeiro já é possível replicar a metodologia desenvolvida às demais áreas metropolitanas abarcadas pelo INCT Observatório das Metrópoles. Os resultados obtidos na escala intra-urbana da RMRJ são inéditos, tanto no campo da ciência política no Brasil, como na discussão sobre a questão metropolitana que perpassa diversas disciplinas acadêmicas. Portanto, uma análise comparativa entre as áreas metropolitanas tendo a geografia social do voto como foco nos permitiria subsidiar o debate sobre os limites e possibilidades da gestão metropolitana no Brasil.