Skip to main content

Está disponível para download gratuito o livro “Brasil Popular, Circuitos da Economia Urbana e Políticas Públicas“, publicado pelo Ipea, com organização de Renato Balbim (Ipea), Mónica Arroyo (DG-USP) e Cristine Santiago (Ipea). A obra reúne a contribuição de diversos professores e pesquisadores em capítulos que discutem a atualidade da teoria de Milton Santos sobre os circuitos espaciais da economia urbana e sua aplicabilidade no aperfeiçoamento de políticas públicas.

O livro teve por objetivo contribuir para a superação de dualismos reducionistas, apresentando alternativas de pesquisa em economia urbana adaptadas à realidade brasileira. A noção de “informalidade” é amplamente criticada pelos autores, que ressaltam a complementariedade dos circuitos superior e inferior da economia.

Outra crítica da obra se refere aos modelos de desenvolvimento que buscam orientar os países do Sul Global a partir da ideia de “formalização” de atividades, técnicas e soluções próprias desses países, sem no entanto superarem a precarização, a desigualdade e a segregação.

Além dos organizadores, colaboraram com o livro: Marina Montenegro (USP); Fabio Contel (USP); Carolina Pupo (USP); Isadora Guerreiro (USP); Alex Ferreira Magalhães (UFRJ); Fábio Tozi (UFMG); Sibelle Cornélio Diniz (UFMG); Denise Cristina Bomtempo (UECE); Silvia Lopes Raimundo (Unifesp); Cleandro Krause (Ipea); e Ricardo Mendes (USP).

Para abaixar o livro, acesse: repositorio.ipea.gov.br