Skip to main content

A Ocupação Eliana Silva reúne mais de 300 famílias em Belo Horizonte, na região do Barreiro, e há 12 anos luta em um terreno que se encontrava completamente abandonado e sem cumprir função social.

Ao longo desses 12 anos, as famílias organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) construíram suas casas, consolidando a luta por moradia digna, com água e energia regularizadas, com a construção de um Centro Cultural e uma Creche dentro da ocupação que atende diariamente dezenas de crianças.

Ainda assim, a ocupação foi surpreendida com uma ordem de reintegração em um processo que estava paralisado desde 2014, à ordem pode ser cumprida a qualquer momento, inclusive com violência contra as famílias, idosos e crianças que lutam pelo direito de terem sua moradia.

Essa absurda decisão da justiça é fruto da ausência da Prefeitura de Belo Horizonte e do Governo de Minas Gerais em cumprir a sua função de garantir dignidade para o povo. No processo se negaram a participar das audiências de conciliação e de encaminharem o processo de regularização, provando que o seu lado é o da especulação imobiliária.

Por isso nós, dos movimentos nacionais, entidades e organizações lançamos essa nota coletiva, denunciando essa ordem de despejo, a Ocupação Eliana Silva precisa de toda a ajuda possível para continuar resistindo contra mais esse ataque.

No Brasil mais de 8 milhões de brasileiros não possuem moradia digna, nossa luta é para garantir um direito fundamental que é o direito de morar dignamente, ter qualidade de vida para as famílias, não podemos aceitar que nessa conjuntura mais de 300 famílias sejam despejadas e tenham suas casas, construídas com muito suor e esforço, destruídas pelo poder público!

Eliana Silva resiste!

Assinam a nota:
– Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB
– União Nacional por moradia Popular – UNMP
– Movimento trabalhadoras e trabalhadores por direitos – MTD
– ⁠Confederação Nacional das Associações de moradores – CONAM
– ⁠Movimento Nacional de Luta pela Moradia – MNLM
– ⁠Central dos Movimentos Populares – CMP
– ⁠Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico – IBDU
– ⁠INCT Observatório das Metrópoles
– ⁠BrCidades
– ⁠Habitat para a Humanidade Brasil
– ⁠Fórum Nacional de Reforma Urbana