Como as metrópoles podem equilibrar crescimento econômico, união social e sustentabilidade, diante dos desafios e oportunidades do desenvolvimento regional? Com o objetivo de enriquecer o debate sobre economia metropolitana e os caminhos para aproveitar as oportunidades do futuro, o Núcleo Vitória do INCT Observatório das Metrópoles promove o Fórum “Metrópoles Possíveis”, nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Na oportunidade, ocorrerão palestras e debates sobre as questões metropolitanas, para celebrar os 15 anos do Núcleo Vitória, sob a coordenação do IJSN, além de encerrar um ano de ações do projeto “Observatório das Metrópoles nas Eleições: um outro futuro é possível”. As inscrições podem ser realizadas através deste link.
“Em 2025, o IJSN completa 50 anos de história e, também, 15 anos de ingresso na rede de pesquisa do Observatório das Metrópoles. Ao longo desses 15 anos, foram vários livros produzidos, além de pesquisas nacionais realizadas em conjunto com os demais núcleos”, pontua o coordenador do Núcleo Vitória, Pablo Lira. Ele ressalta que durante o Fórum, será lançado o “Caderno de Propostas” elaborado pelo Núcleo Vitória para o projeto “Observatório das Metrópoles nas Eleições: um outro futuro é possível”. A publicação faz parte de uma coletânea com 18 cadernos, e traz as temáticas relativas à metrópole da Grande Vitória, destacando que um outro futuro é possível para as metrópoles no Brasil.
A vice-coordenadora do Núcleo Vitória, Mariana Paim, menciona que o evento contará com participantes de diferentes instituições. “Iremos contar com participantes externos e internos para debater sobre temas recorrentes e metropolitanos, com envolvimento da economia metropolitana, desenvolvimento regional e discussão de possibilidades e desafios para o futuro”, salienta.
Programação
O evento inicia às 9 horas, com o credenciamento dos participantes. A partir das 9h30, ocorrerá o lançamento do selo em comemoração aos 50 anos do IJSN. Em seguida, às 10h30, haverá a apresentação do Fórum, com lançamento do Caderno de Propostas “Observatório das Metrópoles nas Eleições: um outro futuro é possível” e palestra sobre Economia Metropolitana. Após a pausa para o almoço, a partir das 14 horas será realizada uma mesa de discussão sob o tema “Possibilidades e Desafios Metropolitanos”. O encerramento do Fórum está previsto para as 17 horas.
“Caderno de Propostas” aborda temas como segurança, mobilidade, saneamento e meio ambiente
Em janeiro de 2024, o INCT Observatório das Metrópoles iniciou a publicação de artigos de opinião para debater temas metropolitanos e seus impactos urbanos, com o objetivo de influenciar a agenda pública, fomentar discussões sobre políticas públicas e garantir os princípios da reforma urbana e do direito à cidade. O Núcleo Vitória contribuiu com 17 artigos no jornal ESBrasil, aproximando ciência e sociedade ao propor ações para melhorar a qualidade de vida local. Como desdobramento, foi elaborado o “Caderno de Propostas”, focado na reflexão crítica sobre os desafios da Região Metropolitana da Grande Vitória, abordando temas como segurança, mobilidade, saneamento e meio ambiente, aprofundando as análises já apresentadas ao longo do ano.
Serviço:
- O que: Fórum “Metrópoles Possíveis”
- Quando: 13 de novembro de 2024 (sexta-feira)
- Horário: 9h às 18h
- Onde: Auditório IJSN. Endereço: Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2524 – Jesus de Nazareth, Vitória – ES, 29052-015
- Inscrições: via Google Forms (clique aqui)
- Realização: Núcleo Vitória do INCT Observatório das Metrópoles, Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Governo do Estado do Espírito Santo (Secretaria de Economia e Planejamento).