E entrevista ao podcast Urbanidades, iniciativa do UrbanData-Brasil/CEM, as pesquisadoras Joana Winckler e Vanessa Marx (Núcleo Porto Alegre) conversaram sobre as relações entre as cidades e suas conexões internacionais, a partir do trabalho “Internacionalização entre cidades: estratégias para cidade inteligente em Porto Alegre, Montevidéu e Barcelona”, em coautoria com Bernardo Lersch da Silveira.
A pesquisa integrou o livro “A cidade no debate contemporâneo”, um compilado dos trabalhos apresentados no Comitê de Pesquisa Sociologia Urbana, da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), durante o 21º Congresso, realizado em 2023, na cidade de Belém (PA). No episódio 123 do Urbanidades, as pesquisadoras abordaram suas contribuições à publicação da SBS e também refletiram sobre a situação de Porto Alegre após as enchentes deste ano.
Internacionalização entre cidades: estratégias para cidade inteligente em Porto Alegre, Montevidéu e Barcelona.
Vanessa Marx (PPGS/UFRGS), Joana Winckler (PPGS/UFRGS), Bernardo Lersch da Silveira (UFRGS)
O trabalho parte da pesquisa que problematiza as relações entre as cidades e suas conexões internacionais. Desenvolve-se no marco dos estudos urbanos e da sociologia urbana, principalmente no que diz respeito à questão multiescalar e a internacionalização das cidades. Na pesquisa buscamos observar quais os pontos de conexão entre os bairros Floresta (Porto Alegre), Ciudad Vieja (Montevidéu) e Poblenou (Barcelona) levando em consideração as mudanças que têm ocorrido nos últimos vinte anos. O objetivo geral consiste em descrever as relações convergentes e/ou contraditórias entre os agentes locais, nacionais e internacionais que exercem influência nos bairros Floresta (Porto Alegre), Ciudad Vieja (Montevidéu) e Poblenou (Barcelona). Busca-se também verificar se esta influência vem sendo exercida para internacionalizar o bairro para os agentes externos ou se converge para uma melhoria do bairro e de seus habitantes. Para estudar as três cidades partimos do conceito de internacionalização das cidades e do direito à cidade. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo utilizando método de investigação através de estudos de caso para os estudos microssociais para uma abordagem mais profunda de uma realidade. Neste trabalho selecionamos o tema das cidades inteligentes, que vem adquirindo centralidade nas urbes, verificando se consiste em uma estratégia de marketing de cidade para internacionalização ou se melhora a vida de seus habitantes por meio do direito à vida urbana.
Confira o episódio: CLIQUE AQUI.
Baixe gratuitamente o livro “A cidade no debate contemporâneo”.