O Relatório de Atividades da pesquisa Observatório Educação e Cidades traz os principais resultados do estudo que investiga os efeitos do território sobre o processo de escolarização de estudantes. Buscando investigar empiricamente a hipótese de que os resultados escolares são afetados não só pelo capital social baseado na família mas também pelo capital social baseado na escola e na comunidade mais ampla (vizinhanças, municípios), o relatório demonstra que não somente o volume de capital social importa, mas também a estrutura do capital social faz diferença.
Coordenada por Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, a pesquisa que deu origem ao relatório está baseada tanto na tradição do IPPUR/UFRJ na área de estudos sobre o planejamento urbano e regional quanto na experiência do Laboratório de Educação/PUC-Rio nas áreas de avaliação da educação e desigualdades de oportunidades educacionais, conta também com a participação de pesquisadores do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UERJ).
Última atualização em Qua, 31 de Março de 2010 18:07