Skip to main content

isbn | 9788577859962

Observatório das Metrópoles nas Eleições: um outro futuro é possível – Maringá

Por Antonio Rafael Marchezan Ferreira e Celene Tonella (org.)
Assuntos: Eleições 2024; Direito à Cidade; Regiões metropolitanas; Sociologia urbana; Planejamento urbano; Maringá
publicado por Letra Capital Editora
Brasil 142 páginas publicado em 2024

Tendo em vista as eleições de 2024, os núcleos regionais dos INCT Observatórios das Metrópoles se mobilizaram para abordar os desafios enfrentados pelas metrópoles em todo o país. Com esse objetivo, o Observatório das Metrópoles Núcleo Maringá apresenta suas análises e propostas aos candidatos do pleito municipal de 2024. O projeto “Observatório das Metrópoles na Eleições Municipais: um outro futuro é possível”, em parceria com veículos de comunicação locais desde março de 2024, tem trazido publicações sobre a cidade e suas problemáticas. Em Maringá, junto ao Maringá Post, têm sido feitas publicações sobre os seguintes eixos: Segregação Urbana e Desigualdades; Governança Metropolitana; Gestão Democrática e Participação Cidadã; Ilegalismos e Serviços Urbanos; Moradia e Política Habitacional; Mobilidade Urbana e Política de Transportes; Saneamento Básico e Meio Ambiente; e Transição Ecológica.

As publicações referidas acima deram origem aos 14 textos agrupados neste caderno. Os textos versam sobre as problemáticas presentes na região metropolitana de Maringá, bem como trazem soluções para tais questões. Em cada eixo, os pesquisadores do Observatório das Metrópoles Núcleo Maringá abordaram questões específicas da região.

Em suma, o núcleo de Maringá tratou de forma abrangente diversos aspectos essenciais para o desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo para a Região Metropolitana de Maringá. As discussões ressaltaram a importância de políticas que combatam a segregação espacial e as desigualdades, ao focar na necessidade de participação cidadã na elaboração de políticas públicas para as metrópoles. Questões cruciais como segurança pública, segregação, habitação popular, mobilidade urbana, saneamento básico e transição ecológica foram cuidadosamente analisadas, demonstrando um compromisso com a construção de uma cidade mais justa, segura e ambientalmente responsável. Os textos apresentam conclusões que evidenciam a importância de um planejamento urbano participativo, que valorize a inclusão social e o bem-estar coletivo, enfrentando os desafios que se colocam para a região metropolitana de Maringá.

Link para o livro