Skip to main content

isbn | 9788577859610

Estudos sobre Agronegócio e Urbanização: a Região Metropolitana de Fortaleza (CE)

Por Denise Elias, Renato Pequeno e Felipe Rodrigues Leitão (org.)
Assuntos: Geografia Econômica; Geografia Agrária; Geografia Urbana; Aspectos Socioespaicias; Região Metropolitana de Fortaleza; Economia Agrícola; Fortaleza (CE)
publicado por Letra Capital Editora
Brasil 242 páginas publicado em 2024

A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) é uma das mais importantes do Brasil. Formada por 19 municípios, destaca-se como o maior aglomerado urbano do Ceará. De acordo com dados do Censo Demográfico de 2022, com cerca de 3,9 milhões de habitantes, concentrava perto de 45% da população total do estado e 63% de seu Produto Interno Bruto.

Fortaleza constitui-se como a maior Metrópole Regional do Nordeste, cuja importância econômica extrapola o próprio Ceará. Sua região de influência supera os 20 milhões de habitantes, chegando a outros estados do Nordeste e do Norte. Ademais, corresponde ao maior PIB municipal da região Nordeste e ao 9º do Brasil.

Apesar disso tudo, a RMF é composta por uma pequena área contínua de alta urbanização, formada especialmente pelos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Eusébio, já conurbados. Os demais municípios apresentam baixo adensamento urbano, mais restrito às respectivas sedes, com predomínio de espaços rurais e de atividades agropecuárias.

Algumas das atividades agropecuárias vêm passando por processo de reestruturação produtiva, difundindo um sistema de produção calcado na lógica do agronegócio, impactando nas formas de uso e ocupação do espaço, nos regimes de propriedade da terra e na estrutura fundiária.

De um lado temos a territorialização do capital do agronegócio no espaço agrícola da RMF, de outro a monopolização desse espaço pelo capital da agroindústria alimentar, o que faz desta uma das chaves explicativas de numerosas relações campo-cidade entre os municípios da RMF, assim como entre os municípios da RMF com outras regiões do Ceará, da mesma forma que de processos de (re)estruturação urbano-regional.

Fortaleza se constitui, também, como o centro de gestão do agronegócio de todo o Ceará. Dessa forma, compreendemos o agronegócio como um dos condutores para a compreensão da própria economia política da urbanização da RMF. Tais temas e processos estão no âmago da existência do presente livro, fruto de pesquisas realizadas por seus autores.

Link para o livro