Skip to main content

Como os problemas das cidades são compartilhados entre municípios vizinhos? Questões como habitação, mobilidade, economia e meio ambiente afetam não apenas uma cidade, mas toda a região metropolitana. Buscando refletir sobre a vida nas grandes cidades brasileiras, o Boletim Semanal do Observatório das Metrópoles reestreou na Rádio UFRJ, na última sexta-feira, dia 02, às 11 horas.

No ar há três anos na programação da emissora, o podcast tem cerca de cinco minutos de duração e pode ser acessado também na plataforma de podcasting Spreaker, no Youtube ou ainda no Spotify, Deezer, entre outros agregadores. Com produção de Tuanni Borba (gestora de comunicação do Observatório), edição de Hector Sousa (Café Preto Produções Sonoras), e apresentação de Diene Ghizzo (jornalista, integrante da equipe de comunicação do Observatório), o Boletim Semanal foi aprovado em edital na 5ª Chamada Pública para Seleção e Veiculação de Conteúdos na Rádio UFRJ e seguirá na programação radiofônica até 2025.

A estrutura do programa é composta por um resumo das notícias publicadas na newsletter do INCT Observatório das Metrópoles, enviada todas as quintas-feiras para uma lista com mais de sete mil e-mails cadastrados. São divulgadas cinco notícias e, eventualmente, um(a) pesquisador(a) é convidado(a) a gravar um breve depoimento para embasar as informações relatadas em determinada notícia, o que deixa o podcast mais dinâmico. “Temos um rico material para produzir semanalmente episódios focados nas principais discussões e questões sobre a vida nas grandes cidades, como transporte, moradia, saneamento, planejamento e regulação urbana”, pontua Tuanni Borba.

Segundo ela, certamente um tema que será debatido com mais frequência este ano é a crise climática, em decorrência do enorme impacto dos eventos extremos sobre as cidades. “Nossos pesquisadores têm buscado ampliar o olhar sobre o tema, trabalhando a partir de uma abordagem abrangente, que vai além das questões ambientais e engloba também aspectos sociais, econômicos e políticos”, ressalta. Em 2021, o Boletim Semanal foi contemplado com o 3º lugar na categoria “Institucional” no âmbito do II Prêmio RUBRA de Rádio Universitário. Em 2022, foi o 16º programa mais baixado na Rádio UFRJ. Em 2023, chegou ao 100º episódio, com 83 plays mensais e 757 downloads. Atualmente, já foram veiculados 162 episódios do programa.

Para popularizar a informação da forma mais abrangente, a equipe busca divulgar o conteúdo do podcast utilizando uma linguagem acessível, objetiva, com texto claro, conciso e coloquial. Como o público-alvo da Rádio UFRJ é o adulto jovem, estudantes da universidade e do ensino médio, o intuito do Observatório com a veiculação do Boletim Semanal é disseminar o conteúdo das notícias produzidas para a comunidade universitária amplamente, incluindo estudantes, professores, funcionários, pesquisadores e profissionais do setor público e privado que atuam em áreas relacionadas a políticas urbanas. A expectativa de impacto sociocultural é estimular o engajamento, especialmente dos estudantes, nas questões sobre o espaço urbano, de modo a ampliar a produção e a disseminação de conteúdos qualificados sobre o tema, dado o seu grande impacto sobre a vida e o cotidiano das pessoas.

Ideia do Boletim em áudio surgiu em 2019

A ideia de traduzir o conteúdo escrito do Boletim Semanal do INCT Observatório das Metrópoles para um formato em áudio surgiu em 2019, a exemplo de grandes jornais que disponibilizam um resumo das suas notícias, muitas vezes em podcast. “Com a nova onda de popularização dos podcasts, especialmente o “Café da Manhã” da Folha de São Paulo, percebemos esse movimento dos grandes jornais de apresentarem um resumo em áudio das principais notícias do dia”, lembra Tuanni. O Boletim em áudio iniciou na edição nº 587 e a distribuição era feita via Whatsapp, acompanhando o link para acesso ao boletim, além da imagem ilustrativa da edição. “Esse áudio era enviado para uma lista de transmissão com os pesquisadores da rede. O formato fez sucesso, registramos quase dois mil acessos entre 2019 e 2020. Em 2021, com o lançamento da 2ª chamada pública para seleção e veiculação de conteúdos na Rádio UFRJ, decidimos transformar esse formato mais “caseiro” em um podcast. Desde então, seguimos participando das chamadas públicas da Rádio UFRJ e produzindo o programa”, afirma a coordenadora de comunicação do Observatório.

Sobre a Rádio UFRJ

A Rádio UFRJ tem uma audiência expressiva sob demanda. Conta com 170 mil downloads publicados dos últimos três anos para os conteúdos disponibilizados na web. É uma emissora educativa, multiplataforma, desenvolvida no âmbito do Núcleo de Rádio e TV (NRTV) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e busca oferecer uma comunicação pública de qualidade, contribuindo para a construção coletiva do conhecimento, a diversidade, a representatividade e a inclusão de vozes e expressões culturais, a democratização da comunicação e a divulgação científica, tecnológica e de inovação. Transmitindo via internet desde outubro de 2019, a Rádio UFRJ integra a recém-constituída Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA) e, em breve, estará na faixa FM.