Skip to main content

Sintonizado com as novas formas de compartilhar conteúdo e entregar conhecimento, o Núcleo Recife do INCT Observatório das Metrópoles lançou um podcast. A estreia ocorreu dia 18 de julho e os episódios serão veiculados semanalmente, às quintas-feiras, no perfil do núcleo no Spotify ou ao longo da programação da Rádio Paulo Freire. Com o objetivo de discutir aspectos urbano-metropolitanos da capital pernambucana, o podcast é produzido em parceria com a Comunidade Interdisciplinar de Ação Pesquisa e Aprendizagem (Ciapa) e a Rádio Paulo Freire, a rádio escola da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Esta parceria foi fortalecida este ano, tendo o marco da comemoração dos dez anos do Movimento Ocupe Estelita, que defende o direito coletivo de escolher o tipo de cidade para viver. Temos recebido várias manifestações de boa acolhida dos podcasts por parte de colegas da UFPE, de representantes dos movimentos sociais urbanos e de alguns gestores públicos”, comenta o coordenador do Núcleo Recife, Fabiano Diniz. A narração dos programas é realizada pela jornalista Marília Felix e a gravação e edição é feita pela equipe da Rádio Paulo Freire.

Como parte do projeto “Observatório das Metrópoles nas Eleições: um outro futuro é possível“, em cada episódio são apresentadas reflexões sobre os temas tratados em artigos de opinião elaborados pelos(as) pesquisadores(as) do núcleo. Segundo Diniz, a ideia de gravar os podcasts partiu do desejo de ampliar a difusão do conteúdo destes artigos, publicados desde janeiro nos veículos de imprensa “Marco Zero Conteúdo” e “Brasil de Fato Pernambuco”.

“Tratando-se de uma outra mídia, com amplo alcance, os podcasts se apresentaram como uma excelente opção”, pontua. O coordenador afirma que a expectativa é de se ampliar o alcance das sugestões e dos debates trazidos nos artigos de opinião, que se voltam à consolidação de um Caderno de Propostas. “Estas iniciativas serão capazes de não apenas apontar problemas e lançar críticas, mas promover uma incidência política sobre os rumos futuros das políticas públicas urbanas a serem propostas e implantadas pelos atuais candidatos e futuros gestores públicos, na esfera dos poderes legislativo e executivo”, ressalta Diniz.

Confira os episódios já disponíveis: