Skip to main content

Observatório das Metrópoles no VII Geonordeste

By 26/11/2014janeiro 23rd, 2018Chamadas, Eventos

Pesquisadores do Observatório participaram, no período de 18 a 21 de novembro, do VII Geonordeste, um dos principais eventos da área de geotecnologias do país. O Simpósio, ocorrido em Aracaju, capital de Sergipe, reuniu especialistas de todo o Brasil e de diversas áreas em que as geotecnologias são utilizadas.

Na ocasião, o pesquisador Juciano Rodrigues apresentou a experiência do Observatório das Metrópoles com o uso dos sistemas de informação geográfica. Rodrigues destacou a importância das ferramentas de tratamento de informações espaciais nos diversos projetos de pesquisa desenvolvidos pela Rede, em especial o papel das geotecnologias nos estudos sobre expansão metropolitana, desigualdades urbanas e escolares e nos estudos sobre geografia do voto.

Segundo ele, “o uso das geotecnologias tem sido imprescindível para  o desenvolvimento do programa de pesquisa do INCT Observatório das Metrópoles à medida que estamos o tempo todo operando com informações espaciais. Essas ferramentas têm funcionado como facilitadoras de todas as análises desenvolvidas em todas as linhas de pesquisa”.

Já o pesquisador Marcelo Gomes Ribeiro apresentou o Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU) e a importância do uso das ferramentas de geotecnologia para a representação espacial dos seus resultados. “A possibilidade de espacialização do IBEU tem colaborado de forma significativa para aprofundar a discussão do bem-estar urbano na sociedade brasileira na medida em que sua visualização, por meio de cartogramas, possibilita melhor compreensão das desigualdades das condições de vida urbana que se apresentam nas principais metrópoles do país. Por isso, contribui para melhor formulação dos questionamentos acerca dos mecanismos produtores dessas desigualdades, o que permite avançar, ainda mais, na compreensão desse tema”, afirmou Ribeiro.

 

Mais informações no site do VII Geonordeste.

 

Última modificação em 26-11-2014