A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), realizará o II Seminário “O sistema de cotas na educação pública: perspectivas sobre as ações afirmativas no Brasil”, entre os dias 22, 23 e 24 de maio. Pioneiras na comprovada efetividade de ação afirmativa para o ensino superior, essas instituições abrigam um seminário que reúne gerações de pesquisadores e intelectuais dedicados a compreenderem a elaboração, implementação e efeitos das cotas. Em 2024, a segunda edição do seminário será realizada tendo como contexto a revisão da Lei 12.711, conhecida como Lei de Cotas, que foi reconhecidamente bem-sucedida em promover a inclusão de jovens negros e carentes nas universidades.
Atualmente, os debates sobre ações afirmativas ampliam-se para além da inclusão e acesso, defendidos inicialmente, e apresentam reflexões sobre seus diferentes efeitos no ensino superior, como as práticas de gestão, a entrada em pós-graduações, as bancas de heteroidenficação e considerações sobre permanência e evasão. Neste sentido, o Seminário “O sistema de cotas na educação pública: perspectivas sobre as ações afirmativas no Brasil”, em sua segunda edição, além de consolidar análises sobre cotas no ensino superior, configuram-se como um espaço para o fortalecimento de redes de intelectuais do campo.
O evento está com as inscrições e a chamada de trabalhos abertas até o dia 19 de abril de 2024. Para conferir essas informações e também a programação, acesse: seminariocotas2024.wixsite.com/iiseminario
Realização conjunta da UERJ e da UENF, o seminário tem financiamento da FAPERJ e o apoio do INCT Observatório das Metrópoles, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN,) Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial (Afro Cebrap), Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) e ainda do Comitê de Pesquisa das Relações Étnico-Raciais da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).