Na última terça-feira, dia 21 de novembro, foi ao ar a entrevista com as pesquisadoras Sonia Nozabielli (UNIFESP), João Tonucci (UFMG) e Renato Pequeno (UFC). Na conversa, foram analisados os primeiros resultados do Censo 2022 para Baixada Santista (SP), Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE). O conteúdo se baseia nos artigos produzidos pelos respectivos pesquisadores, divulgados aqui em nosso site (saiba mais).
Na conversa, os pesquisadores falaram sobre:
- Domicílios desocupados x população de rua: um problema crescente;
- As mudanças e problemas nas metrópoles da Baixada Santista, Belo Horizonte e Fortaleza;
- Dimensões políticas dos problemas metropolitanos e debates para as eleições de 2024;
- Cada vez menos crianças nascendo e a população de idosos aumentando: como ficará o problema do “cuidado” daqui há alguns anos?
- Os impactos da Covid-19 e da crise econômica na alteração das populações.
A entrevista resulta de uma parceria entre o INCT Observatório das Metrópoles e o cientista político Robson Carvalho, do canal “Espaço Cidadão”. Com o título “As metrópoles e o futuro urbano”, o objetivo é difundir o conteúdo produzido pelos mais de 400 pesquisadores e pesquisadoras da rede sobre as questões urbanas e metropolitanas em todo o Brasil.
Além da veiculação no Youtube, as entrevistas também vão ao ar na TVT-SP (canal 44.1 HD Região Metropolitana de São Paulo) e são publicadas no portal Congresso em Foco.
A seguir, confira o registro: