Esta semana, o coordenador nacional do Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, e as pesquisadoras Betânia Alfonsin (Núcleo Porto Alegre) e Sarah França (Núcleo Aracaju), concederam entrevista ao cientista político Robson Carvalho, do canal Espaço Cidadão, sobre o marco dos 60 anos da Reforma Urbana.
Na ocasião, foram abordados os seguintes tópicos:
- Como nasce e qual a importância do movimento pela Reforma Urbana?
- A relação entre a redemocratização, a Reforma Urbana e o Estatuto das Cidades;
- Os impactos do período da ditadura militar na Reforma Urbana;
- A Reforma Urbana e a importância do planejamento para evitar o crescimento desordenado das cidades e metrópoles;
- A relação entre a reconstrução do Nação e a Reforma Urbana;
- A trajetória do Observatório das Metrópoles junto à Reforma Urbana.
Ao final, Ribeiro destacou o papel da rede de pesquisa do Observatório na produção sobre o tema. “O Observatório, desde o ano passado, está muito empenhado em trabalhar no sentido de usar os nossos conhecimentos acumulados no diagnóstico da realidade hoje das grandes metrópoles, ao mesmo tempo transformar esse diagnóstico em proposições de ação que podem ser assumidas pelos atores da sociedade, pelos movimentos, pelas entidades profissionais, que possam empurrar o nosso sistema político na direção da adoção de políticas que de fato absorvam o que foi o avanço da Reforma Urbana nesse país”, afirmou o coordenador nacional.
A entrevista faz parte de uma parceria do INCT Observatório das Metrópoles com o cientista político Robson Carvalho, do canal “Espaço Cidadão”. Com o título “As metrópoles e o futuro urbano“, o objetivo é difundir o conteúdo produzido pelos mais de 400 pesquisadores e pesquisadoras da rede sobre as questões urbanas e metropolitanas em todo o Brasil.
Além da veiculação no Youtube, as entrevistas também vão ao ar na TVT-SP (canal 44.1 HD Região Metropolitana de São Paulo) e são publicadas no portal Congresso em Foco.
A seguir, confira o registro: