O Observatório Educação e Cidade e o Instituto Desiderata promovem, em parceria com o Museu de Arte do Rio, o Workshop “Latitude: uso e compreensão de dados educacionais”. O evento tem como propósito capacitar diretores e coordenadores pedagógicos do Rio de Janeiro no uso da plataforma educacional de dados georreferenciados.
O Projeto Latitude é fruto de uma iniciativa do Instituto Desiderata em parceria com um grupo de pesquisadores integrantes do Observatório Educação e Cidade/Observatório das Metrópoles com a finalidade de ajudar aqueles que estudam, planejam, trabalham e fazem pesquisa em educação a manipular e interpretar melhor os dados educacionais disponíveis.
Dessa forma, dando continuidade ao Sistema de Indicadores Territorializado lançado em 2011 e com a finalidade de aprimorar essa ferramenta de gestão de informações acerca dos indicadores educacionais oficiais do município do Rio de Janeiro, desenvolvemos uma plataforma educacional de dados georreferenciados, na qual o usuário pode navegar de forma intuitiva, ágil e lúdica. Ou seja, apresentaremos os dados a partir do contexto a que se referem. Afinal, os dados não têm sentido em si mesmos. Todo dado, toda informação, se refere a um determinado território geográfico, mas também histórico, social, cultural. Em nosso caso, o município do Rio de Janeiro e seus diferentes territórios.
Uma característica que pretende distinguir o LAtitude de outras iniciativas de difusão de dados educacionais, além da interface geográfica, é a ênfase na explicação e discussão dos dados, instigando reflexões sobre a situação educacional. Para isso, dispomos de diferentes recursos e mecanismos de interação elaborados para construir um diálogo com os usuários.
Assim, buscaremos alimentar frequentemente o LAtitude com textos explicativos ou instigadores e provocar a discussão sobre questões relevantes para o campo educacional na sessão DEBATE. Em “links”, você pode encontrar referência a sites de instituições, órgãos públicos, organizações sociais, grupos de pesquisa, como também sites especializados em educação.
E ainda, com a pretensão de fazer do portal um espaço dinâmico, fazendo seu cadastro, você terá acesso à Rede LAtitude. A rede é um espaço colaborativo para a troca de ideias e experiências que permita aproximar os usuários com interesses comuns. Nela, além de receber material informativo, o usuário poderá participar de uma comunidade virtual de produção de conhecimento e debate sobre educação carioca e brasileira e contribuir para o aprimoramento do LAtitude.
Recorte metodológico
Considerando a navegação pelos diferentes territórios do município (o que chamamos de camadas), organizamos a pesquisa a partir de quatro níveis de informação: escolas, bairro, Região Administrativa (RA) e Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Cada nível de informação oferece acesso a diferentes dimensões, nas quais tais informações estão organizadas. As informações estão agrupadas em três dimensões, denominadas sobre a escola, sobre a cidade e outros locais. Cada uma dessas dimensões abriga importantes indicadores e informações.
Assim, depois que uma camada (nível de informação) for escolhida, a pesquisa também pode ser feita a partir de um dos indicadores disponíveis em cada uma das dimensões, sempre considerando o mapa do território visualizado.
Publicado em Notícias | Última modificação em 25-09-2014 10:42:50