O site Petição Pública está divulgando um Abaixo-Assinado “Em defesa do Museu da Maré”, inaugurado em 2006 como uma experiência museológica inovadora e criativa, que empodera as memórias da favela. Atualmente, este rico patrimônio está sob a ameaça devido ao pedido de desocupação do imóvel que ocupa na favela da Maré, cedidos em comodato pela Companhia Libra de Navegação.
Leia a seguir o Abaixo-Assinado e participe. O Observatório das Metrópoles apoia a defesa do Museu da Maré (RJ).
SITE PETIÇÃO PÚBLICA: Em defesa do Museu da Maré
Para: Exma. Ministra da Cultura, Marta Suplicy; Ilmo. Presidente do IBRAM Angelo Oswaldo; Ilmo. Governador Luiz Fernando de Souza e Ilmo Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes
O Museu da Maré, inaugurado em 2006, é uma experiência museológica inovadora e criativa, que empodera as memórias da favela. Em poucos anos, tornou-se referência nacional e internacional no trabalho com o poder da memória, integrando uma rede de iniciativas que busca a reescrita da História a partir de si; a produção e difusão de bens culturais e, sobretudo, a promoção da educação e cidadania. É um espaço de referência para a comunidade, desenvolvendo ações variadas no campo da cultura e da educação.
Atualmente, este rico patrimônio está sob a ameaça devido ao pedido de desocupação do imóvel que ocupa na favela da Maré, cedidos em comodato pela Companhia Libra de Navegação.
O Museu da Maré explora dimensões da memória e da História pouco difundidas nas narrativas oficiais dos livros didáticos e mesmo nas exposições de museus tradicionais e, portanto, é fundamental para a construção de outras subjetividades em relação às interpretações do passado.
O Museu mantém diversas ações como leituras, oficinas culturais, eventos, exposições permanentes e temporárias, além de ser espaço para dialogar sobre questões contemporâneas. Também abriga o Arquivo D. Orosina Vieira, a biblioteca Elias José e o projeto Marias Maré, que incentiva a produção e a venda de artesanato. Desenvolve, ainda, diversos projetos em parceria com universidades e instituições de fomento, como, por exemplo,UNIRIO, UERJ,UFRJ e FAPERJ, com a qual é parceira no Programa Jovens Talentos, que forma mediadores para as exposições.
Assinamos a petição para que o Ministério da Cultura, por meio do IBRAM, bem como o Estado e o Município do Rio de Janeiro, criem condições efetivas para a manutenção e o fortalecimento do Museu da Maré.
O passo mais urgente é a manutenção do imóvel para seu funcionamento. Não podemos deixar esta importante instituição ser ameaçada! Precisamos do apoio de Vossas Excelências para a garantia de permanência do Museu da Maré.
Preservar o Museu da Maré não é apenas garantir um espaço, mas a vivacidade de um projeto de memória e educação que inspira e sinaliza para novas possibilidades de compreensão dos museus e sua função social.
Conheça mais sobre o Museu no site site da instituição: http://www.museudamare.org.br/
Para assinar a petição, clique aqui
Publicado em Notícias | Última modificação em 10-09-2014 15:28:38