O INCT Observatório das Metrópoles, rede de pesquisa que reúne mais de 300 pesquisadores e pesquisadoras em diferentes metrópoles brasileiras, repudia veementemente os atos terroristas que vandalizaram a sede dos três poderes em Brasília, no dia 08 de janeiro de 2023.
Os ataques à democracia brasileira, aos poderes instituídos, à lisura do processo eleitoral, às urnas eletrônicas e ao governo eleito são inadmissíveis e merecem uma investigação com apuração e punições exemplares, capazes de desestimular novos atos antidemocráticos com objetivos golpistas.
A produção de conhecimento científico requer respeito às liberdades democráticas, aos direitos fundamentais e às instituições. O conhecimento é soterrado pela ideologia totalitária que não admite a divergência e o diálogo como fundamentos da democracia. Os órgãos de fomento à pesquisa, as instituições científicas e os cidadãos e cidadãs brasileiras que participam de pesquisas científicas em instituições de ensino superior não serão reféns do crime organizado, do terrorismo e do fascismo.
Manifestamos irrestrito apoio ao Presidente Lula, recém-empossado, às mudanças institucionais que o governo eleito implementou na estrutura dos Ministérios e finalmente às políticas públicas garantidoras de direitos fundamentais que começam a ser gestadas nos diferentes órgãos da Administração Pública federal.
Coletivo de pesquisadores e pesquisadoras do Observatório das Metrópoles