A Plural – Revista de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo está recebendo artigos para compor o Dossiê “Sociologia Digital e suas reflexões”, a ser publicado em junho de 2023. Com organização de Leopoldo Waizbort, Veridiana Domingos Cordeiro, Rodrigo Brandão, Letícia Simões Gomes, Jonatas Mendonça, Cauê Martins e Camila Crumo, o dossiê tem por objetivo agregar trabalhos que reflitam sobre a transformação digital.
As submissões podem ser feitas até o dia 12 de dezembro de 2022, através da plataforma: revistas.usp.br/plural. Demais instruções gerais, normas e diretrizes podem ser conferidas no endereço: revistas.usp.br/plural/about/submissions.
A seguir, confira a chamada:
O início da dita “revolução digital”, marcada pela introdução de tecnologias digitais, está em curso desde a década de 1970. A pandemia aprofundou esse processo, obrigando os indivíduos a fazerem uso de dispositivos digitais para se comunicar, trabalhar, comprar, entre outras tarefas cotidianas. Essa aceleração dos processos de digitalização, somada à introdução de dispositivos cada vez mais portáveis vêm apagando a distinção entre mundo real/presencial e mundo digital. As relações sociais estão cada vez mais mediadas pela dimensão social, assim como a expansão do uso de tecnologia em vários setores da sociedade vem transformando estruturas sociais no que se refere ao trabalho, à política, à economia e à vigilância. Se antes era possível circunscrever o domínio digital e estudá-lo como um objeto autônomo, hoje entendemos que a capilarização tecnológica moveu uma transformação da própria composição social.
Desde a década de 1990, pelo menos, a Sociologia vem se atentando a essa transformação digital. Estudos que se debruçaram sobre essa temática, até então, receberam nomes como “cyber-sociologia”, “a sociologia da internet”, “a sociologia de comunidades online”, entre outros. Na última década, já não é possível dizer que há um domínio circunscrito e autônomo que é passível de análise pela Sociologia. Com isso, a disciplina vem endereçando reflexões mais amplas sobre essas transformações, passando assim de “sociologias do digital” para a consolidação de um conjunto de estudos que podem ser abarcados dentro de uma grande área que recebeu o nome de “Sociologia Digital”. Embora haja uma série de temáticas específicas da área, muitos dos estudos se debruçam sobre fenômenos classicamente abordados pela Sociologia e que foram completamente transformados pela digitalização do mundo. Assim repensar os impactos na dinâmica do trabalho, novas formas de discriminação e vigilância, a relação entre self e corporalidade, entre outros fenômenos, estão dentro do escopo de estudo da Sociologia Digital.
Ao debruçar-se sobre essas transformação de fenômenos já existentes, a Sociologia Digital se depara com uma reflexão mais basal de ordens ontológica, epistemológica e metodológica. Seria necessário à Sociologia repensar seus próprios arcabouços teórico-conceituais e abordagens metodológicas para estudar essa realidade contemporânea? Se sim, também cabe à Sociologia Digital repensar fenômenos cruciais como a “agência” e as “relações sociais”. Teriam elas sido impactadas/transformadas? Ou seja, teriam surgido novas formas de agência e sociabilidade na contemporaneidade antes inexistentes? Qual seria o papel das mídias sociais e dos algoritmos nessa equação social? Qual foram as transformações sociais motivadas por essas transformações digitais? São necessárias estratégias de pesquisa diferentes para compreender o mundo digital?
O dossiê “Sociologia Digital e suas reflexões” se abre para trabalhos teóricos e empíricos, que lançam luz sobre essas questões.
A Plural – Revista de Ciências Sociais é uma publicação acadêmica eletrônica semestral, coordenada e editada por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Recebe, em caráter de fluxo contínuo, artigos/ensaios, resenhas, entrevistas e traduções de diversas linhas de pesquisa da sociologia em específico e das ciências sociais de modo geral, o que assegura seu caráter interdisciplinar e sempre em sintonia com as novas searas da produção científica nacional e internacional.
A Plural é uma Revista com avaliação Qualis Capes B2 e atualmente está indexada no Google Scholar, EBSCO, DOAJ, Portal de Periódicos da CAPES, Latindex, LatinREV, REDIB, Sumários.org, CLASE e OasisBR. Para maiores informações: plural@usp.br.