O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP divulga a edição 21.1 da Revista Plural, que traz como destaque o dossiê “50 anos do golpe militar no Brasil: legados, resistências e memórias”com quatro artigos inéditos e uma tradução do texto de Raymond Williams, “Marxismo, estruturalismo e análise literária”, publicado originalmente na New Left Review.
A revista Plural, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, tem como objetivo principal a divulgação de pesquisas sociológicas produzidas no Brasil. Na edição de número 21.1 dá forma a um novo procedimento editorial da Plural: a organização de dossiês temáticos, com ênfase na agenda contemporânea da pesquisa em sociologia.
Esta edição marca o cinquentenário do estopim da última ditadura no país, o que nos incita a esquadrinhar suas consequências reais, perenes, institucionais. Hoje, nos cárceres e nas ruas brasileiras, como se sabe, a tortura e a violência institucionalizadas continuam sendo empregadas como método de interrogatório, desocupação, contenção, punição, humilhação, extorsão. Por esse e outros motivos, assinalamos nosso compromisso com a produção histórica e sociológica do país, com a publicação do dossiê “50 anos do golpe militar no Brasil: legados, resistências e memórias”.
O dossiê compõe-se de quatro artigos inéditos de pesquisadores brasileiros, que aprofundam o tema em diferentes eixos: educação e práticas escolares, direitos humanos e justiça de transição, memória e militância política. A edição 21.1 apresenta, também, uma resenha do livro de Caroline Gomes Leme, “Ditadura em imagem e som”, vencedor do prêmio de melhor dissertação em Ciências Sociais no Concurso Brasileiro Anpocs de Obras Científicas e Teses Universitárias, de 2012, e um trabalho histórico, que compõe a seção “Arquivo-Vivo”, escrito pelo hoje professor emérito do Departamento de Sociologia da USP, Sedi Hirano, para a disciplina Sociologia Industrial e do Desenvolvimento, ministrada na época por Fernando Henrique Cardoso. Por fim, apresentamos outros quatro artigos, com temáticas e metodologias variadas, duas entrevistas inéditas, com Luc Boltanski e Wolfgang Schluchter, e uma tradução do texto de Raymond Williams, “Marxismo, estruturalismo e análise literária”, publicado originalmente na New Left Review.
Todo o material poderá ser consultado na plataforma com o novo endereço digital da revista: www.revistas.usp.br/plural
Publicado em Novidades | Última modificação em 19-08-2014 21:58:07