Em busca de uma “fenomenologia do poder” | José Luis Fiori
O Observatório das Metrópoles disponibiliza o vídeo com a palestra do cientista político José Luis Fiori, dentro do ciclo de debates “Metrópole, Estado e Capital”. Autor do livro “O Poder Global”, Fiori contribui com o evento ao analisar a formação do sistema mundial, apontando os processos pelos quais países se consolidaram como impérios – e as crises que abalaram suas hegemonias. Segundo ele, desde a constituição do capitalismo como um sistema econômico global e nacional, e durante toda a sua expansão, nos últimos cinco séculos, os Estados territoriais e os capitais demonstraram a mesma vocação compulsiva e competitiva ao império e à globalidade.
O ciclo de debates “Metrópole, Estado e Capital: o urbano na atual etapa da ordem capitalista no Brasil. Mudanças? Fundamentos teóricos” é mais uma das ações que o Observatório das Metrópoles vem realizando em 2013 a fim de produzir um estudo comparativo sobre as 15 principais regiões metropolitanas do país, relacionando as mudanças econômicas, sociais e políticas às dinâmicas urbanas nacionais, regionais e locais. Vinculado ao Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), o projeto tem como objetivo oferecer uma análise mais completa sobre a evolução urbana brasileira, servindo assim de subsídio para a elaboração de políticas públicas nas grandes cidades e para o debate sobre o papel metropolitano no desenvolvimento nacional.
O Observatório das Metrópoles/IPPUR, em parceria com a webTV e a Coordenadoria de Comunicação da UFRJ, disponibiliza o vídeo com a palestra do professor José Luiz Fiori com o propósito de difundir a produção de conhecimento em rede superando fronteiras inter e intra universitárias, disciplinares, das políticas setoriais e regionais a fim de promover o debate de ideias para a construção de um pensamento metropolitano. “A uso da gravação em áudio visual possibilitará a participação de todos os nossos pesquisadores, presentes em 15 metrópoles brasileiras; eles poderão acompanhar o debate teórico e ajudar na construção interpretativa deste momento histórico que vive o Brasil. Além disso, a parceria com a webTV UFRJ permitirá uma ampla difusão do debate, contribuindo para a divulgação da ciência relacionada ao tema urbano”, explica o professor Luiz Cesar Ribeiro.
Por uma fenomenologia do poder
O terceiro encontro do ciclo de debates “Metrópole, Estado e Capital” recebeu o professor José Luis Fiori, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e autor do livro “O Poder Global” (Editora Boitempo). Ele falou sobre o tema “A questão do poder e de sua natureza expansiva, no nível quântico: em busca de uma fenomenologia do poder”.
Fiori pesquisa e ensina há mais de 20 anos no campo das Relações Internacionais, e em particular, na área de Economia Política Internacional, com ênfase no estudo das relações entre a geopolítica e a economia política do “sistema inter-estatal capitalista”.
Até 2008, publicou 9 livros e organizou 5 coletâneas. Ganhou o Premio Jabuti de Economia, Administração, Negócios e Direito, na Bienal do Livro de São Paulo, em 1998, com o livro “Poder e Dinheiro. Uma economia Política da Globalização”, organizado com a professora M.C.Tavares; e recebeu Menção Honrosa, na Bienal do Livro de 2002, com o livro “Polarização Mundial e Crescimento”, organizado com o professor C. Medeiros. Desde 1990, publicou cerca de 230 artigos em jornais como Valor Econômico, Correio Braziliense, Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, Jornal do Comercio, e em revistas como Carta Capital, Exame, Praga, Margem Esquerda, Carta Maior, SinPermisso e La Onda.
Para visualizar o vídeo com a palestra de José Luis Fiori dentro do ciclo “Metrópole, Estado e Capital: em busca de uma fenomenologia do poder”, acesse o site da webTV UFRJ.
Última modificação em 15-05-2013