XIII Conferência OIDP: cidadania para sustentabilidade
Já estão abertas as inscrições para a XIII Conferência anual do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), que será realizada no período de 2 a 5 de julho de 2013, na cidade de Cascais/Portugal. Com o tema “A Cidadania para a Sustentabilidade”, o evento integra a V Conferência da GLOCAL – “pensar global, agir local”, e junta ao debate as questões da Agenda 21 a fim de promover a cidadania como instrumento para que os cidadãos participem da construção de um mundo mais sustentável e desenvolvam a sustentabilidade como preocupação política.
O Observatório Internacional da Democracia Participativa é um espaço aberto a todas as cidades do mundo, entidades, organizações e centros de investigação que queiram conhecer, intercambiar e aplicar experiências sobre democracia participativa no âmbito local para poder ter mais conhecimento sobre democracia no governo das cidades.
A rede nasce em 2001 no âmbito dos Projetos de Cooperação Descentralizada do Programa URB-AL da Comissão Europeia. Porém, a sua constituição oficial foi em novembro de 2001 durante a I Conferência anual do OIDP celebrada em Barcelona, onde teve lugar a aprovação do regulamento de funcionamento. Desde 2006 o OIDP trabalha em colaboração com a organização Cidades e Governos Locais Unidos, contribuindo atualmente para o desenvolvimento da produção de conhecimento inovador ao serviço dos governos locais no campo da democracia participativa.
Em novembro de 2011 o OIDP recupera e reforça o seu objetivo original de se tornar um espaço de produção de conhecimento e de troca de experiências útil para as cidades que fazem parte da Rede. Desse modo assume o desafio de enveredar pelo caminho da reflexão em matéria de democracia participativa a nível mundial a fim de inovar e de recomendar políticas concretas às administrações públicas de todo o mundo, de preferência às administrações locais, e fazendo da troca de experiências a sua principal base de trabalho.
Com a vontade de assumir esse desafio, o OIDP cria e melhora o conhecimento no campo da democracia participativa a nível local a partir dos seguintes projetos e atividades:
• Cada ano, e desde a sua origem, a Presidência da Rede é exercida por um governo local membro do OIDP que, assumindo o compromisso de avançar no debate sobre democracia participativa e na troca de experiências e conhecimentos neste campo, organiza uma Conferência Internacional.
• O OIDP promove também a “Distinção do OIDP de Boas Práticas em Participação Cidadã” com o objetivo de reconhecer experiências inovadoras no campo da democracia participativa realizadas no âmbito local que fomentem a participação e o envolvimento dos cidadãos nos processos de elaboração e de implementação das políticas públicas.
• Grupos de trabalho. Através da reflexão coletiva numa área concreta de trabalho pretende-se promover a utilização de instrumentos que permitam aos governos locais fortalecer a democracia e impulsionar o exercício de tornar os cidadãos protagonistas do debate e da tomada de decisões sobre as políticas públicas, e da preparação e implementação dessas políticas.
• Criação de sinergias com outras redes, organizações internacionais e com o mundo acadêmico.
Acesse o site da XIII Conferência OIDP/Cascais.
Última modificação em 11-04-2013