Cidades resilientes e saudáveis são as que garantem a infraestrutura necessária para a vida de todos, sempre buscando a coexistência harmônica, a adaptabilidade e, principalmente, a preservação do meio ambiente. As cidades brasileiras, no entanto, vivenciam com frequência os mais diversos desastres ambientais em consequência da falta de planejamento e da incompatibilidade entre ocupação urbana e as pré-condições ambientais.
A partir da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), prevista na Lei Federal nº 11.888/2008, é possível propor soluções de prevenção e proteção aos territórios e à população.
Procurando incentivar ações práticas de enfrentamento aos impactos gerados por eventos climáticos, o CAU Brasil lança o Edital Nº 05/2022. Serão investidos até R$ 1.500.000,00 em projetos de ATHIS para prevenção e mitigação de riscos e ações que visem a recuperação de áreas degradadas por desastres ambientais ocorridos, prioritariamente, nos últimos 5 anos (2018-2022) no território brasileiro.
Este edital é mais uma ação do Programa Mais Arquitetos, campanha nacional por moradia digna com valorização profissional realizada pelo CAU Brasil desde 2021.