O Observatório das Metrópoles Núcleo Porto Alegre iniciou esta semana uma colaboração quinzenal com o Brasil de Fato RS, versão regional do portal de notícias Brasil de Fato. A iniciativa tem por objetivo trazer outra visão no debate sobre os rumos da política urbana e da produção da metrópole de Porto Alegre.
Este debate nos últimos anos vem sendo conduzido pelos agentes hegemônicos no município: os setores da grande construção civil, do grande comércio e da mídia hegemônica, que estabelecem a sua visão de desenvolvimento urbano, de desenvolvimento social e de democracia na produção da cidade.
O propósito é debater sobre a cidade, a metrópole e a região metropolitana. Que coalizões estão no poder? Que coalizões estão na disputa pela hegemonia política? Que narrativas estão em disputa? Qual a questão urbana de Porto Alegre?
A resposta para estas perguntas não se esgotam nestes artigos, mas eles estarão repercutindo um programa de pesquisa que realizamos sobre a produção da metrópole nos anos recentes: as gestões municipais, os modelos de gestão urbana, a inflexão ultraliberal e autoritária em Porto Alegre, além da economia política da metrópole, os grandes projetos urbanísticos e imobiliários, a agenda urbana e as narrativas em disputa.
Acesse: www.brasildefators.com.br/observatorio-das-metropoles-e-os-rumos-da-politica-urbana