Lançado em 2017, o livro “Urban Transformations in Rio de Janeiro: development, segregation and governance” atingiu 8 mil downloads no site da editora Springer Nature, mostrando o alcance global da obra que integra a coleção de e-books SpringerLink Earth and Environmental Science.
“É motivo de satisfação saber que este livro tem alcançado o grau de difusão internacional que estes números expressam, especialmente se considerarmos tratar-se de uma obra focada na análise de uma cidade. Eles indicam que a produção acadêmica feita no Sul Global pode alcançar relevância e reconhecimento acadêmico para além dos muros nacionais, não obstante as assimetrias da geocultura. Também premia o esforço do trabalho coletivo e cooperativo que marca a existência e funcionamento do INCT Observatório das Metrópoles, razão pela qual agradeço a todas e todos colegas que colaboraram na realização do empreendimento acadêmico do qual este livro resulta. Vale registar que as análises apresentadas neste livro serviram de background para a pesquisa posterior sobre os impactos e fracassos do projeto dos megaeventos cujos resultados foram publicados em 2020 pela Springer sob o título The Legacy of Mega Events. Urban Transformations and Citizenship in Rio de Janeiro”, destaca Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, coordenador nacional da rede e organizador da obra.
O livro “Urban Transformations in Rio de Janeiro” oferece uma visão geral das transformações urbanas ocorridas na cidade do Rio de Janeiro nas últimas três décadas (1980-2010). Estruturada em três partes e com dezesseis capítulos escritos por pesquisadores(as) da rede, a obra analisa a transformação e a estagnação no que diz respeito à mobilidade e infraestrutura urbana, análise social do território, habitação e mercado habitacional, governança metropolitana, demografia, segregação residencial e desigualdade, entre outros temas. Segundo Ribeiro, a conclusão do estudo aponta para a manutenção de um modelo de organização do território no Rio de Janeiro baseado na segregação residencial e na reprodução das relações de poder social, econômico e político que sustentam a sua ordem urbana.
A publicação é composta pelos seguintes os capítulos:
Part 1 | Territory, Economy and Society
Part 2 | Segregation and Inequalities
Part 3 | Citizenship, Public Policy and Metropolitan Governance
O estudo sobre a metrópole fluminense é baseado na síntese da pesquisa conduzida pelo Observatório das Metrópoles no período 2009-2016 como parte do programa “Metrópoles: território, coesão social e governança democrática”, pesquisa comparativa entre 14 diferentes contextos metropolitanos. O resultado da pesquisa é a coleção de livros intitulada “Metrópoles: transformações na ordem urbana”, disponível para download gratuito, incluindo a publicação sobre o Rio de Janeiro.
Saiba mais: transformacoes.observatoriodasmetropoles.net.br