isbn | 978656620290
Da cooperação na cidade à cidade cooperativa
Reunimos nessa coletânea um conjunto diverso de experiências coletivas de trabalho: muitas vinculadas a movimentos sociais, outras a projetos de extensão universitária, algumas com incentivos diretos de políticas públicas, grande parte desenvolvendo atividades urbanas e uma pequena, atividades rurais.
Todas, no entanto, convergem para o desafio comum de se alcançar a necessária unidade produção-circulação-consumo de bens e serviços por meio de conexões e redes, para o desenvolvimento de uma economia solidária e sustentável. Frente a tal desafio, a cidade emerge como espaço potente, como força produtiva socializada para a reprodução da vida. A cidade é a escala intermediária entre o comunitário e o nacional/global, a escala dos sistemas de troca e de circulação cotidiana de pessoas e produtos.
A circulação cotidiana extrapola os limites do que entendemos como cidade. Vemos essa extrapolação nas experiências ecológicas de produção de alimentos orgânicos, de saneamento e de reciclagem de resíduos sólidos, aqui relatadas, que nos remetem à dicotomia campo-cidade.
As experiências solidárias são práticas embrionárias de superação dessa dicotomia, ou seja, de superação da dominação da cidade sobre o campo. A cidade cooperativa é a imagem síntese dessa superação.
Link para o livro