Skip to main content

Vários temas e perspectivas são reunidos nesta coletânea de textos sobre o tema “desenvolvimento urbano” no Brasil e em Portugal. Co-organizado pelos professores Márcio Moraes Valença (UFRN/Observatório das Metrópoles Núcleo Natal), Fernanda Cravidão e José Rio Fernandes (Universidade do Porto), o livro “Urban Developments in Brazil and Portugal” tem como objetivo discutir o estado da arte da pesquisa urbana nos dois países; e conta com os artigos “USP globalização e política urbana na periferia do capitalismo”, de Ermínia Maricato (FAU/USP); e “A política de habitação e desenvolvimento urbano: a experiência brasileira”, de Rosa Moura (IPARDES) e Clóvis Ultramari (PUC Paraná).

Desenvolvimentos urbanos no Brasil e em Portugal

Editores: Márcio Moraes Valença (Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Centro de Ciências Humanas, Campus Universitario-Brasil) Fernanda Cravidão e José Alberto Rio Fernandes (CEGOT – Universidade do Porto)

Descrição do livro

Vários temas e perspectivas são reunidos sob essa coleção de textos sobre o desenvolvimento urbano em Portugal e no Brasil. Como cada analista tende a ter uma visão particular sobre o que o conceito deve referir-se, o significado atribuído à palavra “desenvolvimento” também é diversificada. Esta é uma das razões por que está escrito em sua forma plural: “evoluções”. O conceito (ou a palavra) é aqui usado abertamente para que todos os esforços para a definem sejam provisório, parcial e fugaz, considerando as diferentes estruturas nacionais, regionais, significados linguísticos e científicos relativos a fatos correlatos, e processos e de acordo com o contexto geo-histórico em que o termo é utilizado. No título, a ideia de “desenvolvimento urbano” também é usada para indicar a evolução ou novidade. O livro é dedicado a discutir o estado da arte da pesquisa urbana no Brasil e em Portugal.

Sumário

Desenvolvimentos urbanos no Brasil e em Portugal – Uma Introdução (Os editores)

Planejamento Urbano

1. USP globalização e política urbana na periferia do capitalismo. (Ermínia Maricato, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo).

2. Ajuste urbano: Banco Mundial e as políticas do BID para cidades. (Pedro Fiori Arantes, USINA).

3. Um ponte para a especulação ou a arte da renda na montagem de uma “cidade global”. (Correção Mariana, Laboratório de Habitação e assentamentos Humanos Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo).

4. Objetivos da política urbana e planejamento territorial – articulações e lições de planejamento de regiões urbanas em Portugal. (João Cabral, José Crespo, Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa).

5. Lisboa: paisagem metrópole e urbanizada. (Sofia Morgado, Faculdade de Arquitectura).

6. A estreita relação entre turismo e território governado privada – Uma solução urbana sustentável no Brasil? (Maria Florésia Pessoa de Sousa e Silva, da Universidade Federal da Bahia; Paulo José Lisboa Nobre, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

7. Permitindo o desenvolvimento local através de Cidades Digitais: exemplos de Portugal. (Bárbara Barbosa Neves, Centro de Administração e Políticas Públicas Instituto de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa).

8. Sensíveis à água planejamento urbano: uma abordagem de simulação para uma planície costeira no Brasil. (AA Iana Rufino, Carlos de O. Galvão, Vajapeyam S. Srinivasan, Janiro C. Rêgo, José do Patrocínio, T. Albuquerque, Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande).

Habitação Social:

9. A política de habitação e desenvolvimento urbano: a experiência brasileira (Rosa Moura, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) Clovis Ultramari, Pontifícia Universidade do Paraná).

10. Salada de Som: Os sons de uma favela brasileira (Andrea Medrado, da Universidade de Westminster).

11. Dimensões geográficas do processo de periferização metropolitana áreas brasileiro (Ralfo Matos, Ricardo A. Garcia, Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais).

12. Sócio-econômico segregação e espaços de atividades em cidades do Nordeste do Brasil – Natal, um exemplo. (Julia Richter, NAPP – Núcleo Avançado de Políticas Públicas Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

13. Projeto de habitação social no sul do Brasil e sua implicação para o desenvolvimento urbano. (Antônio Tarcísio Reis, Maria Cristina Dias Lay, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Centro da Cidade:

14. Cidadania entre urbanização e preservação do património cultural. (Miguel Sopas de Melo Bandeira, Instituto de Ciências Sociais Universidade do Minho).

15. A partir de renovação urbana de gentrificação de lazer e consumo: estratégias de apropriação espacial na área central de uma cidade da Amazônia.  (Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior, da Universidade Federal do Pará).

Cultura Urbana:

16. O papel inovador e normativa da cultura em políticas de desenvolvimento urbano. Questionando “periferias” em espaços urbanos de Brasil e Portugal (Nicolas Bautès, URBI) Elodie Valette, CIRAD, França)

17. Tarde / noite de tempo de lazer em Coimbra (Norberto dos Santos Pinto, Claudete Oliveira Moreira, Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território – CEGOT Universidade de Coimbra)

18. Centralidade e ordem simbólica em Porto Alegre região metropolitana (Romulo Krafta, Yuri Kokubun, do Departamento de Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

19. Comércio, turismo e cacau “: política e espaço turístico em Ilhéus, Brasil (Roque Pinto, da Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil)

20. Música rock e lugar como finalidade em Brasília Jesse (Samba Wheeler, UCLA)

A Diáspora:

21. Imigrantes brasileiras em Lisboa, Portugal (Luciana Pinto Pontes, Universidad Autónoma de Barcelona)

22. Uma visita interpretativa da Portugais Quartier em Montreal (Guilherme Azevedo, McGill University)