O Observatório das Metrópoles mantém a publicação regular de duas revistas científicas: a Cadernos Metrópole e a Revista Eletrônica de Estudos Urbanos e Regionais e-metropolis.
Cadernos Metrópole
A revista Cadernos Metrópole surgiu no final dos anos 1990 como um dos principais produtos do Observatório das Metrópoles e tem como principal objetivo difundir os resultados da análise comparativa entre as metrópoles. A revista publica textos de pesquisadores e estudiosos da temática urbana, que dialogam com o debate sobre os efeitos das transformações socioespaciais no condicionamento do sistema político-institucional das cidades e os desafios colocados à adoção de modelos de gestão baseados na governança urbana.
Os Cadernos Metrópole constituem um convite à reflexão, ao debate e à pesquisa sobre as metrópoles contemporâneas e são uma importante referência para os pesquisadores das áreas de Planejamento Urbano e Regional, Arquitetura, Urbanismo, Geografia, Demografia e Ciências Sociais, destacando-se entre os demais periódicos dessas áreas, por seu caráter interdisciplinar.
A revista é produzida em parceria com a EDUC (Editora da PUC-SP). Conheça a história do nosso periódico no Blog SciELO em Perpectiva – Humanas. Todas as edições estão disponíveis na Scientific Electronic Library Online (SciELO).
Editores Científicos: Lucia Maria Machado Bógus (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Comissão Editorial:
- Eustógio Eustógio Wanderley Correia Dantas (Universidade Federal do Ceará);
- Luciana Teixeira Andrade (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais);
- Orlando Alves dos Santos Junior (Universidade Federal do Rio de Janeiro);
- Sergio de Azevedo (Universidade Estadual do Norte Fluminense);
- Suzana Pasternak (Universidade de São Paulo).
e-metropolis
Criada em 2010 por doutorandos vinculados ao Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ), a Revista Eletrônica de Estudos Urbanos e Regionais e-metropolis tem por objetivo principal suscitar o debate e incentivar a divulgação de trabalhos filiados ao planejamento urbano e regional e áreas afins. A publicação busca dar visibilidade a temas que não são os mais tradicionais da produção acadêmica sobre o urbano, como a arte, fotografia, cinema e várias outras manifestações da cultura que dialogam com o espaço das cidades e a subjetividade da sociedade. A e-metropolis visa, portanto, se constituir como um meio ágil de acesso democrático ao conhecimento, que parte do ambiente acadêmico e almeja ir além deste, dirigindo-se a todas as pessoas que se interessam pela dinâmica da vida urbana contemporânea em seu caráter multidisciplinar.
Publicadas trimestralmente, as edições da e-metropolis mantêm, em geral, uma estrutura que se compõe em duas partes. Na primeira parte, encontram-se os artigos estrito senso, que iniciam com um artigo de capa, no qual um especialista convidado aborda um tema relativo ao planejamento urbano e regional e suas interfaces, seguido dos artigos submetidos ao corpo editorial da revista e aprovados por pareceristas, conforme o formato blind-review. A segunda parte é composta por uma entrevista, por resenhas de obras recém-lançadas (livros e filmes), pela seção especial – que traz a ideia de um texto mais livre e ensaístico sobre temas que tangenciem as questões urbanas – e, finalmente, pelo ensaio fotográfico, que faz pensar sobre as questões do presente da cidade por meio de imagens fotográficas.
Coordenadores Editoriais: Fernando Pinho e Juciano Martins Rodrigues
Editores:
- Fernanda Pernasetti
- Luísa Sobral
- Patrícia Ramos Novaes
- Pedro Paulo Machado Bastos
- Priscilla Rodrigues Fonseca
- Renata Brauner Ferreira
- Renata Cristina Antão
- Samuel Thomas Jaenisch
- Tarcyla Fidalgo Ribeiro
- Thaís Velasco