Com o objetivo de apresentar as pesquisas em desenvolvimento no Observatório das Metrópoles, apresentamos a série “Pesquisas OM“. No formato de vídeos curtos, divulgamos quinzenalmente os projetos que compõem o Programa 2017-2020 do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles.
Na série, os pesquisadores e pesquisadoras responsáveis falam sobre os objetivos das pesquisas, os subprojetos, os núcleos regionais envolvidos, além de exemplos que buscam explorar a conexão entre o tema de estudo e o cotidiano das pessoas, especialmente aquelas que vivem nas metrópoles brasileiras.
A série “Pesquisas OM” contemplará os seguintes temas:
- Economia Solidária
- Mobilidade Urbana
- Gestão das Águas
- Habitação
- Megarregião
- Regimes Urbanos
- Estrutura Social
- Organização do Espaço
- Economia Metropolitana
O tema dessa semana é Organização do Espaço, cujo projeto de pesquisa, intitulado “Organização do espaço urbano-metropolitano e construção de parâmetros de análise das dinâmicas de metropolização“, visa compreender o processo de metropolização brasileiro e as configurações espaciais resultantes, com ênfase nos processos e formas espaciais de concentração e desconcentração urbanas das regiões metropolitanas e sua integração funcional com outros conjuntos urbanos do território nacional.
Confira o vídeo:
O projeto é coordenado por Olga Lúcia Castreghini de Freitas Firkowski, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Rosa Moura, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Para saber mais sobre o desenvolvimento da pesquisa, confira os links a seguir:
- Elementos para a apreensão da dimensão regional do urbano-metropolitano na atualidade;
- As Regiões Goianas sob o aspecto da nova divisão geográfica do IBGE: o formal e o real, o imediato e o intermediário;
- Nuevas geografías en viejas escalas (Las escalas de la metropoli: Lejania versus proximidade);
- Macrometrópole paulista: estrutura sócio-ocupacional e tipologia dos municípios – Mudanças na primeira década dos anos 2000;
- A Cidade-região de Porto Alegre: análise da desconcentração metropolitana a partir de dados socioeconômicos.