Com o objetivo de apresentar as pesquisas em desenvolvimento no Observatório das Metrópoles, lançamos essa semana a série “Pesquisas OM“. No formato de vídeos curtos, quinzenalmente divulgaremos os projetos que compõem o Programa 2017-2020 do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles.
Na série, os pesquisadores e pesquisadoras responsáveis falam sobre os objetivos das pesquisas, os subprojetos, os núcleos regionais envolvidos, além de exemplos que buscam explorar a conexão entre o tema de estudo e o cotidiano das pessoas, especialmente aquelas que vivem nas metrópoles brasileiras.
Com a intenção de divulgar as pesquisas da rede para um número cada vez maior de pessoas, o Observatório tem constantemente aprimorado a linguagem e os canais de divulgação científica, de modo que a sociedade tenha mais conhecimentos sobre ciência, conheça o quanto ela está presente em seu entorno e, especialmente neste momento crítico da educação e ciência no país, possa engajar-se na defesa dessa pauta.
A série “Pesquisas OM” contemplará os seguintes temas:
- Economia Solidária
- Mobilidade Urbana
- Gestão das Águas
- Regimes Urbanos
- Megarregião
- Estrutura Social
- Habitação
- Economia Metropolitana
- Organização do Espaço
Começando por Economia Solidária, cujo projeto de pesquisa se intitula “Direito à cidade, trabalho e economia social e solidária no contexto metropolitano“, o estudo visa investigar as práticas econômicas desenvolvidas nos territórios populares, assim como as estratégias familiares e associativas para produzir e circular bens e serviços fundamentais para a reprodução da vida humana. Partindo de uma concepção mais ampla do conceito de “trabalho”, a pesquisa se utiliza de entrevistas em profundidade para desvendar as diferentes formas de associativismo e reciprocidade e as conexões intra e extra bairro presentes nessas práticas.
Confira o vídeo:
Coordenada por Luciana Correa do Lago, professora no Programa de Pós-Graduação de Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a pesquisa está sendo desenvolvida atualmente na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Para saber mais, confira a página da pesquisa e também o artigo “Economia popular e solidária no Brasil urbano: as políticas e suas pesquisas“, publicado na edição nº 38 da Revista e-metropolis.