Há mais de quinze anos, no dia da elevação de Fortaleza a vila (dia 13 de abril), é realizada uma reflexão sobre a cidade e trabalho de campo no centro tradicional. Esta atividade desenvolve-se através do projeto de extensão Trilhas Urbanas: Percursos Geográficos na Cidade de Fortaleza, realizado pelo Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LAPUR/UFC), em parceria com Instituto do Ceará e o Observatório das Metrópoles Núcleo Fortaleza.
A preparação do trabalho de campo é realizada por professores, estudantes e monitores do Departamento de Geografia da UFC, com base na teoria geográfica e em levantamentos empíricos e de mapas, favorecendo assim uma melhor preparação destes futuros profissionais. A realização das atividades com estudantes da educação básica, média e superior, do ensino público e privado e outros setores da sociedade contribui para despertar o interesse pelo conhecimento da cidade de Fortaleza e a preservação do seu patrimônio histórico. As trilhas urbanas são realizadas com o objetivo de olhar criticamente a cidade em várias perspectivas: a maritimidade, o meio ambiente urbano, a segregação e as contradições socioespaciais, espaços do ócio e do negócio, espaços do poder, espaços públicos, espaços de vida e de morte, espaços de memórias, espaços de circulação (becos, ruas e galerias).
Este ano, o projeto teve grande repercussão. Mais de 350 estudantes de nível fundamental, médio, universitário, de escolas publicas e privadas de Fortaleza e cidades da Região Metropolitana, acompanhado de seus professores, participaram dos vários roteiros guiados por professores da UFC.
A atividade ocorreu no dias 12 e 13 de abril e contou com a seguinte programação:
12 de abril (sexta feira)
14h – Visita guiada a edificação do Instituto do Ceará (Casarão Jeremias Arruda), e ao Memorial Barão de Studart
15 h – Palestra: Fortaleza de Vila a Metropole. Prof. Arthur Bruno (Secretário de Meio Ambiente do Estado do Ceará)
13 de abril (sábado)
8h – Trilhas Urbanas (saindo do Instituto do Ceará)
- Fortaleza e o Mar
- Geometria Territorial do Poder
- Espaços de Vida e de Morte
- Trabalho, Turismo e Lazer na Metrópole
Confira os registros das atividades: