Está disponível a 54ª edição do Caderno Pólis, intitulado “Cidade e pandemia: contribuições para políticas públicas em crises sanitárias“. A publicação traz, como temática central, pesquisas sobre os impactos da pandemia de Covid-19 no meio urbano, com reflexões sobre as desigualdades socioterritoriais nas cidades brasileiras e suas relações com a maior crise sanitária dos últimos tempos. Os diferentes estudos buscam a interação de diversas disciplinas e campos do conhecimento para a construção de análises plurais quanto às condições de urbanização, aos padrões construtivos e de mobilidade e suas relações com a propagação de doenças, mas também com a promoção da saúde – em sua acepção humana e coletiva – e do direito à cidade.
A publicação, que conta com apoio de fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), é resultado da união de observatórios e laboratórios de pesquisas, incluindo o INCT Observatório das Metrópoles, sediados em cidades das cinco regiões brasileiras, para debater e elaborar leituras territoriais sobre a pandemia de Covid-19 em múltiplos contextos urbanos.
No 54ª edição do Caderno Pólis participam desta edição grupos de Palmas (TO), São Luís (MA), João Pessoa e Campina Grande (PB), Salvador (BA), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). O resultado de onze meses de trabalho, articulação e trocas de conhecimentos podem ser conferidos no link (CLIQUE AQUI).