Kainara dos Anjos¹
Ocorreu no período de 13 a 16 de novembro de 2024, na sede da Facultad de Arquitectura y Diseño (FADU) da Universidad de Buenos Aires, o XXX Encuentro da Red ULACAV – Red Universitaria Latinoamericana de Cátedras de Vivienda/Hábitat, tendo como tema central “Habitação e direitos ambientais no ensino universitário: experiências latino-americanas contra a negação”.
A rede é formada por acadêmicos latino-americanos que abordam permanentemente a produção social do habitat e as questões relacionadas ao direito à cidade de forma interdisciplinar, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizadas a partir de cátedras de graduação (e pós-graduação), institutos e centros de pesquisa, secretarias e demais departamentos universitários.
A partir de uma abordagem abrangente, participativa, transdisciplinar, multidimensional e multissetorial da produção social do habitat, do território e do meio ambiente, e do direito à cidade, a Red ULACAV se propõe a rever, compartilhar e aprofundar as concepções, métodos e práticas acadêmicas, seus significados e validade, situado no atual contexto latino-americano, marcado por tendências históricas de desigualdade. Esta abordagem inclui espaços de formação muito diversos, valorizando particularmente a tarefa pedagógica no âmbito de processos e experiências de trabalho territorial no campo multidimensional e complexo de habitat.
As reuniões da rede constituem uma oportunidade para aprimorar as atividades diárias, que buscam ter múltiplos impactos nas salas de aula e no território, nas instituições em que trabalhamos, com os sujeitos, grupos e comunidades com os quais nos relacionamos e nas políticas públicas, em particular, a habitacional, urbanística e ambiental.
No encontro deste ano, que coincidiu com os 30 anos da Red ULACAV, os representantes de cada espaço foram convidados a pensar nos avanços e nas pendências, colocando em diálogo nossas múltiplas realidades aos chamados “negacionismos” vigentes em cada país da América Latina.
Além das reflexões e debates gerados, a partir de resultados, problemas e potencialidades identificadas na atuação dos grupos no âmbito da rede, ainda foi possível conhecer duas experiências. A primeira visita foi referente ao processo de urbanização autogerida pela Mesa por la urbanización do Barrio la Victoria, no município de San Fernando, na Grande Buenos Aires. A segunda visita correspondeu a uma experiência de construção de moradias autogeridas por cooperativas do Movimiento de Ocupantes e Inquilinos no Barrio Rodrigo Bueno, em Puerto Madero, Buenos Aires.
O Brasil tem participado da Red ULACAV desde a sua fundação, mas a partir do XXV Encontro da rede, realizado em Recife (PE), no ano de 2019, houve a ampliação e inserção de novos grupos, tanto como membros plenos e aspirantes. No Encontro de 2024, contamos com a participação de sete grupos, sendo cinco deles integrantes do INCT Observatório das Metrópoles, com a apresentação e discussão das experiências desenvolvidas por cada um.
1. Espaço Formativo: Comunidade Interdisciplinar de Ação Pesquisa e Aprendizagem (CIAPA) que atua em parceria com o Núcleo Recife do INCT Observatório das Metrópoles.
Instituição: Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (DAU-UFPE). Curso: Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (PPGDU/UFPE). Natureza da Atividade: Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária. Representantes no Encontro: Danielle de Melo Rocha, Fabiano Rocha Diniz, Ronaldo Campos Pessoa (docentes) e Talita Lima (doutoranda). Instagram: @ciapa.ufpe @observatorio_pe @mdu.ppgdu |
2. Espaço Formativo: LabHabitat – Laboratório Habitat e Cidadania.
Instituição: Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Curso: Arquitetura e Urbanismo. Natureza da Atividade: Extensão Universitária e Pesquisa. Representante no Encontro: Dulce Bentes. Instagram: @direitoacidadeufrn @motyrumurbano |
3. Espaço Formativo: Atelier.
Instituição: Instituto de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IPP/UFRN). Curso: Gestão de Políticas Públicas. Natureza da Atividade: Ensino. Representante no Encontro: Dulce Bentes. Instagram: @gpp.ufrn |
4. Espaço Formativo: Laboratório de Estudos da Habitação (LEHAB).
Instituição: Universidade Federal do Ceará (UFC). Curso: Arquitetura e Urbanismo. Natureza da Atividade: Pesquisa, Ensino e Extensão Universitária. Representante no Encontro: Renato Pequeno. Instagram: @lehabufc |
5. Espaço Formativo: Núcleo Paraíba do INCT Observatório das Metrópoles.
Instituição: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Curso: Arquitetura e Urbanismo. Natureza da Atividade: Programa de Extensão “Fortalecendo Capacidades pelo Direito a Cidade”. Representante no Encontro: Kainara Lira dos Anjos (docente). Instagram: @obsmetropolespb |
6. Espaço Formativo: Programa para o desenvolvimento socioterritorial em municípios do interior do Estado de São Paulo e da região norte do Paraná.
Instituição: Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP). Curso: Arquitetura e Urbanismo. Natureza da Atividade: Extensão Universitária. Representantes no Encontro: Mariana Cicuto, Thamine de Almeida Ayoub e Katia Kodama (docentes). Vitória Marina Francisco de Oliveira e Thais Aghat Magalhães Orestes (alunas de graduação). Instagram: @fctunesp |
7. Espaço Formativo: Projeto de Extensão ÁTICO (Assessoria Técnica de Interesse a Comunidades Organizadas).
Instituição: Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Departamento de Construção Civil (DCC) do Campus São Paulo. Curso: Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Natureza da Atividade: Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária. Representante no Encontro: Alexandre Kenchian (docente) Site: Assessoria Técnica ÁTICO Instagram: @atico.ifsp |
No último dia do evento, foi realizada a Assembleia Geral, quando foram eleitos os membros do Comitê Diretor que funcionará de 2025 a 2027:
- Secretária Geral: Paula Boldrini (Universidad Nacional de Tucumán – UNT, Argentina)
- Secretária Executiva: Selene Laguna (Universidad Autónoma Metropolitana – UAM, México)
- Conselheiros:
- Bela Pelli (Universidad Nacional del Noereste – UNNE, Argentina)
- Dulce Bentes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Brasil)
- Kainara dos Anjos (Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Brasil)
- Guillermo Curtit (Universidad Nacional de La Plata – UNLP, Argentina)
- Luis Wexler (Universidad de Buenos Aires – UBA, Argentina)
- Nicolás Piro (Universidad Nacional de La Plata – UNLP, Argentina)
Por fim, foram escolhidas as sedes para os próximos encontros sendo elas em Tucumán, na Argentina, em 2025, e São Paulo, no Brasil, em 2026. Espera-se que a partir das articulações construídas ao longo desse encontro, seja possível fortalecer a atuação da Red ULACAV no Brasil e com os demais parceiros da América Latina, tendo como base a luta por cidades mais justas e inclusivas e pelo cumprimento do efetivo direito à cidade e ao habitat.
¹ Doutora em Desenvolvimento Urbano e Arquiteta e Urbanista pela UFPE. Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFCG e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE. Pesquisadora do Núcleo Paraíba do INCT Observatório das Metrópoles.