Com a publicação da edição nº 30 em dezembro de 2013, a Revista Cadernos Metrópole atingiu a marca de 15 anos de existência regular e contínua. Editada por Luiz César de Queiroz Ribeiro e Lucia Bógus, a revista, inicialmente concebida como um veículo de divulgação e circulação internas da produção da Rede Nacional INCT Observatório das Metrópoles, se tornou um periódico de alcance mais amplo, veículo de divulgação e circulação dos trabalhos de pesquisadores de vários campos disciplinares sobre os diversos temas que perpassam a problemática metropolitana: dos temas classicamente relacionados ao urbano, como transporte, habitação, uso e ocupação do solo, etc, como também temas atuais relativos ao debate sobre a gestão das cidades brasileiras, como sustentabilidade, Direito à cidade, cultura e governança metropolitana.
O lançamento da edição comemorativa faz parte do projeto de difusão científica que o Observatório vem desenvolvendo nos últimos anos – de acordo com as diretrizes do MCTI, CNPq e Faperj – para disponibilizar toda a sua produção de conhecimento aos atores governamentais, comunidade científica, terceiro setor e sociedade civil, promovendo assim um amplo debate sobre o planejamento urbano metropolitano.
Faça o download da edição comemorativa “15 anos Revista Cadernos Metrópole” e tenha acesso aos 30 números da revista e mais de 270 artigos publicados.
Excelência na difusão dos estudos metropolitanos
A Revista Cadernos Metrópole constitui um dos principais produtos do INCT Observatório das Metrópoles e teve como objetivo inicial difundir os resultados da análise comparativa das metrópoles brasileiras realizada no âmbito do projeto interinstitucional “Metrópoles, Desigualdades Socioespaciais e Governança Urbana”. Este projeto, do qual participam hoje pesquisadores do Brasil e do exterior, no âmbito do Programa Institutos Nacionais da Ciência e Tecnologia – INCT/CNPq, teve como ponto de partida a análise dos efeitos das transformações econômicas em curso nas sociedades contemporâneas e das possibilidades de um modelo de desenvolvimento que supere as tendências à exclusão social.
Os debates sobre a questão metropolitana e as cidades – foco central dos temas tratados pela Revista – têm ocupado lugar de destaque, tanto na Universidade quanto em diferentes instâncias da sociedade e a polêmica em torno da interpretação dos efeitos da globalização expressa, na verdade, o confronto entre os paradigmas da pós-industrialização e o da reestruturação produtiva.
Em sua fase atual, incluem-se neste periódico, textos de pesquisadores e estudiosos da temática urbana, que dialogam com o debate sobre os efeitos das transformações socioespaciais no condicionamento do sistema político-institucional das cidades e os desafios colocados à adoção de modelos de gestão baseados na governança urbana.
A Revista ao lançar a edição nº 30 alcançou a marca 278 artigos – o que indica a sua consolidação como veículo ágil de divulgação da produção acadêmica sobre as metrópoles brasileiras, estimulando e ampliando a abrangência comparativa destes estudos que, de modo geral, procuram responder a questões estratégicas para a gestão das cidades. Verifica-se também o aumento do número de artigos submetidos ao Comitê Editorial, composto por especialistas brasileiros e de Centros de Investigação localizados em Portugal, Espanha, Chile, Argentina e México, com os quais o Observatório das Metrópoles mantém intercâmbio editorial e científico. Nesse sentido, cabe assinalar que o estabelecimento de parcerias com as instituições de origem dos membros do Comitê Editorial tem sido a nossa principal estratégia para ampliar a circulação e a divulgação do periódico em países de língua portuguesa e espanhola. Cabe ainda salientar a distribuição da Revista Cadernos Metrópole durante a realização dos principais Encontros de Associações Científicas nacionais e internacionais, ampliando o espaço de divulgação da proposta editorial.
Na busca por ampliar o escopo da comparação, o Comitê Editorial tem realizado esforços para também publicar textos de outras metrópoles internacionais produzidos por pesquisadores com os quais são mantidas relações sistemáticas de intercâmbio e cooperação científica, bem como de especialistas nos temas mencionados com os quais o Observatório das Metrópoles dialoga numa perspectiva interdisciplinar. A tradução e publicação de textos de autores franceses e anglo-saxões foi realizada por tradutores especializados nos temas tratados e insere-se na proposta de ampliação do intercâmbio e do debate. A Revista Cadernos Metrópole constitui um convite à reflexão, ao debate e à pesquisa sobre as metrópoles contemporâneas e o lançamento desta edição comemorativa constitui mais um passo no sentido da efetivação de nossa proposta.
Acesse a pagina da Revista Cadernos Metrópole.
Dossiês Temáticos
Nos últimos anos o Comissão Editorial da Revista Cadernos Metrópole passou a implementar um conjunto de estratégias voltadas ao aprimoramento do periódico, cuja essência é a de lidar com a problemática urbana contemporânea. A partir da edição de nº 26 passou-se a lançar Dossiês Temáticos, ao mesmo tempo em que se manteve a rotina de publicar um conjunto de trabalhos submetidos livremente pelos autores na plataforma da revista. A estratégia foi bem sucedida, dando mais dinamismo e ampliando o diálogo da revista com os seus vários públicos.
A seguir a lista das edições com o título dos Dossiês Temáticos.
Cadernos Metrópole nº 30 – Mobilidade Urbana nas Metrópoles Contemporâneas
Cadernos Metrópole nº 29 – Sustentabilidade e Justiça socioambiental nas Metrópoles
Cadernos Metrópole nº 28 – Direito à Cidade na Metrópole
Cadernos Metrópole nº 27 – Representação Política e Governança Metropolitana
Cadernos Metrópole nº 26 – Subjetividade e Cultura na metrópole contemporânea