Vitória

O Instituto Jones dos Santos Neves – IJSN sedia o Núcleo Vitória, que tem como foco de análise a Região Metropolitana da Grande Vitória – RMGV e suas transformações urbanas, sociais, econômicas e demográficas ao longo das últimas décadas. Por meio do Núcleo Vitória, o IJSN reforça seu propósito de produzir conhecimento e subsidiar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico do Estado do Espírito Santo.

Nesse sentido, é estabelecido um alinhamento com os demais estudos produzidos pela rede nacional. Atualmente, as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas estão relacionadas à análise do modelo teórico-metodológico dos Regimes Urbanos a partir de estudos de caso e abordagem conceitual proposta.

O Núcleo Vitória também participa da elaboração, revisão e monitoramento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da RMGV no contexto do projeto de pesquisa apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e coordenado pela Coordenação de Gestão Metropolitana do IJSN, no âmbito do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (COMDEVIT).

Uma das principais fontes de informações do PDUI da RMGV foi o livro “Vitória: transformações na ordem urbana” que foi organizado pelo Núcleo Vitória e publicado em 2014 integrando a “Série Estudos Comparativos” do Observatório das Metrópoles.

 

INSTITUIÇÕES INTEGRANTES

  • Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) – Instituição Coordenadora
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Universidade de Vila Velha (UVV)

 

COORDENADOR REGIONAL

Ms. Pablo Silva Lira (IJSN)
E-mailCNPQ

PESQUISADORES PRINCIPAIS (doutores)

 

PESQUISADORES ASSOCIADOS (mestres e outros)