Termo Territorial Coletivo (TTC) no contexto das favelas cariocas

A Comunidades Catalisadoras (ComCat) é uma organização sem fins lucrativos defensora de favelas, que opera como uma rede colaborativa pequena e adaptativa, trabalhando para apoiar e fortalecer moradores de favelas no Rio e além. A organização tem trabalhado em torno do conceito de Termo Territorial Coletivo (TTC) a fim de buscar proteção contra remoções e soluções para a gentrificação.

Em 2018 a ComCat pesquisou a viabilidade do TTC no contexto legislativo do Brasil e publicou diversos artigos sobre o tema. Em decorrência desses esforços, formou-se um Grupo de Trabalho (GT), com 122 membros (que inclui 35 lideranças comunitárias e pessoas atuando em mais de 33 favelas) e diversas organizações, incluindo o Observatório das Metrópoles. O GT, que contém subgrupos de mobilização e legislação, reúne-se duas vezes por mês e já realizou apresentações nas comunidades Indiana e Trapicheiros.

Para 2019 a organização pretende divulgar amplamente o conceito do TTC nas favelas através de materiais multimídia e oficinas comunitárias; criar conscientização e estimular interesse; e começar o processo de implementação de um TTC junto de pelo menos uma comunidade piloto no Rio de Janeiro.

O próximo encontro sobre o GT ocorrerá no dia 14 de março (quinta-feira), às 16:00 na Pastoral de Favelas (Rua Benjamin Constant 23, Glória, Rio de Janeiro). Os interessados em participar devem enviar e-mail para ttc@comcat.org 

Abaixo a imagem-resumo sobre o projeto do TTC.

Confira outros materiais sobre o projeto:

O Termo Territorial Coletivo Aplicado às Favelas Poderia Resolver a Crise Mundial de Moradia?
 

Tags: , ,